Como o mundo ficaria se não houvesse pessoa nenhuma?
O paraíso para os animais. Sem os humanos todos poderiam viver sem medo. Quer dizer, se não forem domésticos. Os animais de granjas, fazendas e casas morreriam de fome e sede, ou comidos por outros. Os que sobrevivessem estariam mais parecidos com o que eram antes da domesticação, como javalis e lobos. Algo parecido aconteceria com... plantas. O trigo e milho como são jamais poderiam se manter sem a ajuda humana. O tamanho dos grãos e hastes são bons para nós, mas ruins para elas. Espécies que parasitam os humanos, como piolhos, teriam que procurar outros nichos. Baratas e ratos sobreviveriam, afinal estão a milhões de anos vivos. Mas talvez diminuíssem sua população, porque muitos deles se acostumaram a comer nossos restos de comida e as sujeiras que fazemos em casa.
Porém acidentes ecológicos aconteceriam. Sem manutenção todas as usinas nucleares do mundo explodiriam por superaquecimento e Chernobyl ganharia novas versões. Os animais que escapassem de zoológicos poderiam se inserir no ecossistema local? Impossível dizer se apenas dois leões poderiam se manter nas Américas, afinal, haveria pouca variabilidade genética e qualquer doença logo os extinguiria. Em apenas vinte anos já ocorreriam todas essas mudanças. Mesmo tempo para a limpeza completa dos rios. Sem a "renovação" do lixo tudo acabaria no mar. Esse sim levaria muito tempo para sua limpeza.
Machu Picchu. Fonte: Wikipedia |
Plástico leva séculos para serem decompostos, variando com base no tipo de plástico. Já encontraram até em fossas com mais de dez mil metros de profundidade. Vidro leva milênios. Seriam as últimas poluições do mundo. Pelo menos das feitas pelo homem, já que incêndios causados por raios ainda aconteceriam, ainda mais sem os bombeiros. A última criação humana a desaparecer seriam as construções de pedra. Estima-se que as pirâmides durem pelo menos mais um milhão de anos. Machu Picchu resiste aos terremotos há mais de quinhentos anos e foi construída de um modo que não haja sequer poças d'água. Provavelmente durará tanto quanto as pirâmides.
Mais rápido seriam os problemas com infraestrutura. Em uma semana as construções subterrâneas alagariam. Metrôs usam bombas, que precisam de humanos a longo prazo. Usinas termelétricas parariam de funcionar por falta de matéria prima. As hidrelétricas se manteriam por cerca de um ano, mesmo período para os satélites de comunicação começarem a cair. O petróleo iria muito bem, obrigado. Há uma teoria que diz que ele tem o papel de minimizar os terremotos. Ele leva milhões de anos para ser feito. Então poderia voltar a existir em grande quantidade e como brinde, menos terremotos.
Groenlândia no verão. Fonte: Veja |
O aquecimento global acabaria? Não. Apesar de muitos acreditarem que estamos no período mais quente da história, não estamos. O simples fato de haver gelo ainda na terra mostra que estamos em uma Era Glacial. Houve vários períodos em que não houve geleira alguma na terra. Campinas, há cerca de duzentos quilômetros do litoral, já foi mar. O sol passa por períodos mais e menos quentes e a Terra acompanha. A Groenlândia tem esse nome porque foi a terra verde próximo ao ano mil. Os moradores criavam vacas, algo impossível hoje. Também havia muitas árvores e até ervas. Isso em um mundo com muito menos gás carbônico e metano. Se a relação entre CO2 e aumento de temperatura fosse direto maio de 2020 não seria o mês mais quente da Sibéria, porque o Covid-19 causou uma baixa industrial e diminuição do gás carbônico. Também é notável o aumento de temperatura em outros planetas, o que aumenta a probabilidade de o aquecimento global ser causado por diferenças na atividade solar. Porém é certeza que por enquanto a temperatura diminuiria, já que o buraco na camada de ozônio é causado por humanos e esquenta a terra. A temperatura média global hoje é próxima de 15º, mas durante a maior parte do período em que houve vida foi de 22.
Não haveria uma espécie dominante sobre as outras. Não havia antes dos humanos. A expectativa de que os computadores ou robôs nos dominassem já foi quebrada. Inclusive eles já são superiores em várias áreas, como xadrez. Mas não possuem meios de aprender ou de se reproduzirem. Pelo menos por enquanto.
Quantas coisas estariam envolvidas! Me fez pensar fora da caixa.
ResponderEliminar