No ocidente o mais duradouro foi o Império Romano. Fundada em 753, teve o período monárquico e republicano, começando com o Império em 27 AC. Durou até 1453, com o fim do Império Bizantino. Em seu auge teve 5 milhões de km², relativamente pequeno na comparação com os outros. Porém, teve uma importância muito grande. A maior influência no Brasil é por conta da língua portuguesa, uma das línguas latinas. Porém, também há o direito romano e várias questões políticas e culturais, além da Igreja Católica, que incorporou muito da política romana. O nome bizantino é muito mais novo que o fim do Império. Os bizantinos se viam como romanos, e de fato era o mesmo Império, que foi dividido em 395 em. A parte ocidental caiu em 476 e a Oriental durou mil anos a mais, com capital em Constantinopla, atual Istambul.
O Império mais duradouro que já houve foi o chinês.Acabou em 1912 e surgiu em 221 AC, apesar de haver registros de ter a unidade política consolidada já há muito tempo antes disso. Até o começo do século XV era muito superior tecnologicamente à Europa. Em cerca de 1500 tinha mais de 10 vezes o número de navios da Armada Espanhola, que era a melhor da Europa na época, e uma população de mais que o dobro da europeia. Porém, por que não foi o maior em extensão? Xenofobia. Os chineses não achavam que o mundo tinha algo interessante para oferecer para eles. Certamente eles fizeram a volta na África, chegando ao lado atlântico do continente, séculos antes dos portugueses, muito mais próximos. Ao que tudo indica também chegaram ao Brasil e tiveram filhos com índias. Poderiam ter um império muito mais rico e extenso, mas também acreditavam não ter nobreza no comércio. Teve 14,7 milhões de km², o quarto maior da humanidade, em 1790, sua máxima extensão.
|
Império Russo |
Em terceiro lugar fica o Império Russo, com 22,8 milhões de km². Incluía o Alasca e foi o segundo maior império em extensão contínua. Abrangia três continentes. Em 1867 o Alasca foi vendido. Também fazia parte do império a Finlândia e quase toda a União Soviética, com exceção de parte que foi anexada por ela durante a Segunda Guerra Mundial.
|
Império Português no seu auge, em 1915, com 10,4 milhões de km² |
Em terceiro lugar ficaria a União Ibérica, que juntou Espanha e Portugal em uma só coroa. Porém, apesar de ter só um governante, havia dois governos distintos. Parlamentos diferentes e exércitos diferentes. Durou de 1580 a 1640. Portugal chegou a dominar terras em 53 países diferentes, como pode ver na imagem abaixo
|
Azul escuro, pelo menos parte de fato do Império Português
Em azul claro, pelo menos parte reivindicada pelos portugueses |
O Império Espanhol foi maior, com 13,7 milhões de km². Abaixo vemos o Império e a União Ibérica.
|
Fonte: https://notapositiva.com/apogeu-do-imperio-espanhol/# |
Em área contínua o maior foi o Império Mongol. Porém foi relativamento curto, não chegou a durar duzento anos. Em parte por conta do seu gigantismo. Os mongois sempre foram nomades, então não estavam acostumados a governar de modo centralizado e sua área gigantesca seria uma grande dificuldade para todos. Também fracassaram em suas tentativas de geurra marítma contra o Japão e Indonésia. LINK KHAN. Conquistou um imperio que ia da Polônia à Coreia do Sul. De Israel à Hong Kong. Poderia ter conquistado mais na Europa, mas a morte de seu governante freou as conquistas na região e deu origem a uma guerra civil. Teve 24 milhões de km².
|
Expansão do Império Mongol |
O maior império foi o Britânico. com 35,5 milhões de km², foi um império onde "o sol nunca se põe". Chegou a dominar um quarto da população mundial e um quarto das terras. Levou séculos para atingir seu apogeu e caiu logo após a Segunda Guerra Mundial com a descolonização geral. Porém, todos, exceto os Estados Unidos, se mantém no Comonwealth, onde são oficialmente uma monarquia com um parlamento local, mantendo-se politicamente como um país só.
|
Evolução Império Britânico |
Já vimos os países em que houve dominação portuguesa. Veremos agora a comparação com o Império Britânico. Note como fica na África. Porém, a dominação britânica corrai também por conta do comércio, não apenas pela força. Dominou em todos os continentes e também possuía uma área de influência chinesa fortíssima.
|
|
Fonte das imagens: Wikipedia, exceto quando registrado outra.
Comentários
Enviar um comentário