HQ e mangás. Qual a diferença?

Qual a diferença entre mangás e HQ?

HQ é literalmente histórias em quadrinhos. Gibi foi uma publicação que publicava histórias em quadrinhos e virou sinônimo de HQ como Bombril é sinônimo de palha de aço, até que fãs de HQ se ofenderam de ter suas histórias chamadas de gibi. A princípio HQ visava o público infantil ou o começo da adolescência e tinha o nome de Comic Books, livros engraçados. Isso mudou com Watchmen, Batman: Cavaleiro das Trevas e Maus, que em meados da década de 80 passaram a ser vendidos para adultos, que não gostaram de ter seus hábitos de leitura comparado com o de crianças. Então, essas HQ's com temáticas adultas receberam o nome de Graphic Novels. Esse nome também representa séries vendidas como se fosse uma história só. Por exemplo, o Último Desejo, foi os volumes 698-700 de O Espetacular Homem Aranha, porém quando foi editado como um volume só se tornou uma Graphic Novel.

Turma da Mônica HQ. Pés sem dedos, orelhas sem divisão. Crianças sem testa. E ninguém acha estranho.

Mangá é a HQ ao estilo japonês. Sim, todo mangá é HQ, já que são algo bem menos específico. Ao contrário das ocidentais, mangás identificam todos os modelos japoneses, dos infantis até os adultos e eróticos, já que se definem eles pelos seus modelos em si, sendo nos casos, kodomo, seinen e hentai, respectivamente. A ordem da leitura nos mangás é invertida, com páginas e balões de linguagem do ponto de vista brasileiro de trás pra frente. Também possuem Desenho buscando mais a realidade. Apesar de muitos mundos de fantasia, robôs gigantes e super poderes, um mangá como personagens sem dedos nos pés como é o caso da Turma da Mônica jamais existiria, ou com quatro dedos, como os Simpsons e desenhos da Disney. Os desenhos não podem ter tanta variação como nas HQ's. Porém no Japão existe muito mais variação nos seus personagens e dramas, por lá mangás serem muito mais de nicho. Nicho é o meio em que se coloca um produto. Enquanto no Ocidente se procura algo para quase todos, no Japão não é necessário todos comprarem os mangás para se ter lucro, já que o custo é bem mais baixo pelos seus desenhos serem usualmente em preto e branco e por ser muito mais comum a publicação de mangás em grupos. Shonen Jump possui 18 mangás semanais e é a revista mais vendida no Japão.:0

Turma da Mônica versão mangá, com olhos gigantes, tronco menor do que a média. Fonte da imagem: Amazon

Uma outra questão é que HQ's ocidentais geram cartoons, o que se chama mais no Brasil de desenhos animados mesmo. Mangás geram animes. Mas essa é questão para outro post. Deixar os artigos num tamanho que anime o leitor dá muito trabalho, já que muitos não leem artigos longos. Porém, as vezes com isso ganhamos um ou mais artigos prontos, o que poupa muito tempo.:)

Comentários

  1. Excelente. Acabou que complementa muita coisa.
    Então uma HQ muda de "classe" pela quantidade de volumes?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O blog mudou para https://amigodoaladim.wordpress.com

Getúlio Vargas: Ele foi bom ou ruim para o Brasil? Como conseguiu se reeleger após ser um ditador duas vezes?

Por que os filmes de super-herói fazem tanto sucesso?