Por que a União Soviética acabou?

A Guerra Fria foi a segunda guerra mais longa do século XX, perdendo para a Guerra da Coreia, que oficialmente continua. Sem se enfrentarem diretamente, Estados Unidos e URSS tentavam se superar em todos os campos, seja esportivo, acadêmico ou tecnológico. Os americanos venceram e se tornaram a única super potência e a URSS se dissolveu. Porém, como que a União Soviética foi de segunda maior economia do mundo e uma das duas super potências para um país que nem existe mais?

O primeiro motivo foi a centralização excessiva do poder. Quando queremos comprar um tênis vamos na loja e escolhemos. Se muitos forem vendidos a fábrica cria mais. Na União Soviética o governo decide quantos serão feitos e quais modelos. Decidir até os sapatos que serão usados por 290 milhões de pessoas é um trabalho muito difícil, e como pode imaginar, ineficiente. Ninguém sabe como será a moda depois de alguns meses, que dirá anos. Por conta disso, havia grande contrabando de sapatos e calças. Também havia problemas logísticos criados por isso. Na década de 80 metade dos produtos agrícolas estragava antes de chegar nos mercados. Algo impressionante em um país tão frio.

Que a descentralização é boa para governabilidade é evidente. O modelo de produção da Toyota fez com que a empresa progredisse muito e é amplamente copiado, com ideias vindas de vários locais e planejamento sempre local. Tem pouquíssimo desperdício de tempo e material e fácil e rápida mudança na linha de produção. Esse modelo de negócio é chamado de toyotismo. O governo soviético definia até a produção dos discos, o que levou a interessante invenção de discos feitos de chapas de raio-x usadas, já que era barato e poderia ser mais facilmente e rapidamente feito de modo clandestino pelo povo.
Disco de raio-x . Rock'n roll nos ossos, não na veia.
Fonte da imagem:https://catracalivre.com.br/criatividade/jovens-sovieticos-pirateavam-discos-de-rock-em-chapas-de-raio-x-nos-anos-1950/


O segundo motivo foi o dinheiro. Na década de 80 a URSS tinha cerca de metade do PIB dos Estados Unidos. O capitalismo tem uma questão interessante, quanto mais se produz, maior o salário. Por isso que Robert Downey Jr ganhou 10 milhões de dólares por duas cenas simples em Homem Aranha de volta ao lar e 80 por Vingadores, Era de Ultron. No comunismo não, os valores são tabelados. Sendo assim, por que alguém se esforçaria para ser o melhor na sua área? Segundo as leis soviéticas era proibido o desemprego, e se não encontrasse algum seria criado um para você. Não é difícil ver que muitos não faziam tanto esforço assim. Afinal, o salário seria basicamente o mesmo. 

Já foi dito que se basear na experiência é como dirigir com base apenas no retrovisor. O mundo passa muito rápido. Em 2007 foi criado o Iphone. A partir daí o uso de internet em celulares cresceu ao ponto de muitos definirem o desktop como uma espécie em extinção. O tablet foi criado em 2010. Um plano de cinco anos, como os soviéticos faziam, ignoraria os dois, apostando mais em desktop's, ou definindo como grande meta os netbook's. O governo soviético era como um elefante, pesado e forte, porém lento e não conseguindo fazer grandes movimentos (o elefante é o único animal incapaz de pular). Aqui temos uma mistura da primeira e segunda questão. A excessiva centralização criava problemas para o mercado soviético.
Evolução do PIB de alguns países no século XX. Note a queda na segunda guerra, em cerca de 1945  em todos os países, exceto a União Soviética, e como a URSS teve uma estagnação na década de 80.

Um terceiro motivo foi a educação. Esse ponto é um tanto irônico. A educação soviética era de altíssimo nível. Pessoas com grande escolaridade tendem a ter mais pontos de vista do que aqueles que nunca estudaram, além de acesso a informações que outros não tinham. Com isso passaram a questionar mais o governo e exigir mudanças. Já na década de 80 alguns economistas notaram os sinais de queda do país. Houve um aumento na mortalidade infantil e uma queda na expectativa de vida soviética, um sinal claro de colapso econômico.

O quarto motivo foi a ideologia. Havia dois planos para o comunismo, um em que ele deveria ficar apenas na Rússia, outro de que ele deveria se expandir para o mundo, corrente de pensamento que venceu. Como poderia a URSS aceitar que não teve condições disso? Enquanto havia dificuldades no próprio país, o apoio a outros regimes comunistas continuou. Caso a União Soviética tivesse optado por fazer uma reforma semelhante a que a China fez, talvez hoje ainda seriam rivais econômicos dos EUA. Houve uma tentativa, a perestroika, mas não atingiu seu objetivo. Querendo reduzir os gastos do Estado, foram retirados benefícios fiscais e subsídios, reduzido a produção de armamentos e retirada do exército soviético fora do País. Essas mudança tão repentinas causou um aumento muito alto da inflação, aumento da taxa de juros e ainda mais colapso para a economia. Sem o apoio do exército, acaba a URSS, e surgem 15 novos países. Uma União Soviética menos comunista poderia ter surgido. Para muitos é isso o que a Rússia de Putin é hoje. Porém, essa já é outra história.

Fonte da imagem:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:PIB_per_cápita_1920-1990.png

Comentários

O blog mudou para https://amigodoaladim.wordpress.com

Por que os filmes de super-herói fazem tanto sucesso?

Getúlio Vargas: Ele foi bom ou ruim para o Brasil? Como conseguiu se reeleger após ser um ditador duas vezes?

Samba ou pagode? Xote ou forró? Rock 'n roll ou só rock? Aumenta o som e curta.