Invenções que mais salvaram vidas


Na última parte da trilogia (interessante que não são comuns quadrilogia, alguém curioso pelo motivo?), como vidas foram salvas. As partes um, por que vivemos mais e por que talvez vivamos menos no futuro estão aqui e aqui.

Sabão e Sapatos

Lavar as mãos é a medida mais eficiente e barata de se evitar doenças gastrointestinais e gripe, hepatite, catapora e ebola. E não precisa ser o antibactérias, o comum já garante esse resultado. Parece estranho se pensar nisso, mas a gripe espanhola, entre 1918 e 1919 matou mais do que a primeira guerra mundial, com estimativas entre 50 e 100 milhões (já que 56 milhões é tido como número mais correto de mortos da segunda guerra, provavelmente matou mais do que ela também). Morreram de gripe em 2018, 650 mil pessoas, sendo 839 no Brasil. Já os sapatos evitam que cortemos o pé, o local mais fácil de ter infecções pela facilidade de ter bactérias e excrementos no chão.

Vacinas e antibióticos

O tipo sanguíneo mais comum na maioria dos países, inclusive no Brasil, é o O. Por que? É o tipo mais resistente a varíola.  Durante séculos 10% dos europeus morreram dessa doença, que não possui mais nenhum caso desde 1977. Uma epidemia em Foula no século XVIII, Escócia, causou 90% de mortes e meio bilhão de pessoas morreu dela no século XX. Evidentemente é melhor prevenir do que remediar, mas o antibiótico salvou muitas pessoas que morreriam de infecções, amputações, ou a peste negra. Essa doença matou cerca de 100 milhões de europeus em cerca de 1350, com mortalidade entre um terço e metade. Hoje ela é facilmente eliminada.

Fertilizantes e Pasteurização

Os fertilizantes aumentaram muito a quantidade de alimento disponível e é desnecessário dizer como a comida salva vidas. Já a pasteurização nos permitiu ter leite longa vida, que demora meses pra estragar.  Antes estragava em horas, além de haver o risco de estar contaminado por bactérias. Equipamentos cirúrgicos causavam infecções mortais, ao ponto de ser utilizado quase sempre quando não se havia mais esperança.

Máquina de Turing

Aqueles que assistiram ao filme O Jogo da Imitação se lembram dela. O código utilizado pelos nazistas na guerra não poderiam ser quebrados utilizando a criptografia da época, sendo necessária uma máquina para isso. A quebra desse código fez com que dois anos de guerra fossem evitados, com 18,66 milhões de vidas salvas, segundo as estimativas históricas.

Incubadoras e Ressonância magnética

Um rapaz foi ao zoológico e viu que eles usavam incubadoras para alguns animais. Pensou que o mesmo princípio pudesse ser utilizado em hospitais, para bebês prematuros. Apesar de não ser a que mais salvou vidas, ela salvou a vida inteira, pois um recém nascido tem evidentemente mais tempo de vida do que idosos. Já a ressonância magnética nos permite ver doenças em estágios inicias, aumentado também a sobrevida.

Invenções tidas como salvadoras. Mas salvam mesmo?

Fechaduras

Animais não conseguem abrir portas, então as fechaduras só nos protegem de outras pessoas. Mas, alguém bem disposto consegue abrir facilmente uma, sendo que um teste na revista Quatro Rodas mostrou que fechaduras de carros (mais seguras que as comuns de casa) podem ser abertas em mais de 95% dos carros em menos de um minuto.

Carros

Segundo o livro Freakmonics, andar de cavalo bêbado é duas vezes mais perigoso do que dirigir o carro bêbado. Porém, é muito mais fácil uma vítima fatal de acidente de carro, já que cavalos não atingem duzentos quilômetros por hora. Carros e motos poluem o ar e mais morrem em acidentes de trânsito do que em homicídios no Brasil. No mundo, mais de um milhão de pessoas morre por ano de acidentes. Alguns foram salvos pelas ambulâncias e mortes também foram causados por condutores de cavalos. Mas, a troca valeu a pena do ponto de vista do número de vidas salvas ou perdidas?

Armas

O animal que mais mata humanos é..... o mosquito. Transmitindo zika, malária, dengue, febre amarela, doença do sono e ainda outras não causa o medo que causa onças, tigres e ursos. O território do leão diminuiu muito historicamente. Será que armas salvam mesmo vidas ou auxiliam pessoas a serem violentas mais rapidamente?

Em azul, onde há leão hoje. Em vermelho, o território onde ele foi extinto.
Fonte da imagem:https://pt.wikipedia.org/wiki/Leão


Comentários

  1. Verdade! Mas por que está "armas"? Artigo muito bem redigido. Parabéns!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O blog mudou para https://amigodoaladim.wordpress.com

HQ e mangás. Qual a diferença?

Getúlio Vargas: Ele foi bom ou ruim para o Brasil? Como conseguiu se reeleger após ser um ditador duas vezes?

Por que os filmes de super-herói fazem tanto sucesso?