Por que brasileiros? Por que temos menos índios que Bolívia e Peru?

Quem nasce em Brasília é brasiliense. Quem nasce no Brasil é brasileiro. Por quê?

Brasília é Brasil em latim. O nome que Juscelino Kubitschek gostaria de colocar seria Vera Cruz, primeiro nome português do Brasil. Mas, foi alertado de que diplomaticamente poderia ser um erro, por Vera Cruz ser uma cidade importante no México. O nome Ilha de Vera Cruz foi mudado por conta disso. Vera é verdadeira em latim, e dizer que a Verdadeira Cruz estava aqui não foi bem visto pela Igreja Católica.

O primeiro jornal brasileiro foi o Correio .......... Braziliense.  Circulou entre 1808 e 1822 e era feito em Londres, para escapar de uma possível censura. O nome foi escolhido porque na época não se havia definição sobre o nome certo de quem nascia no Brasil, já que oficialmente eram todos portugueses nascidos no Vice-Reinado. Também fomos Brazil até 1931. Porém, mesmo em 1822 o nome brasileiro era mais utilizado. Oficialmente esse é o nome de quem trabalha com o Pau Brasil, não de quem nasce no país. Apesar disso, o nome foi oficializado pelo seu grande uso na Constituição de 1824. E todos os que nascem aqui já são conhecidos como se explorássemos a floresta

Pau Brasil
Por que há menos índios no Brasil do que na Bolívia ou Peru?

1º Miscigenação

Os portugueses se misturaram muito mais aos índios do que os espanhóis. Isso fez com que muitas tribos tivessem doenças como a varíola e sarampo, que em muitos casos eliminou até 90% das tribos. Não havia imunidade alguma a essas doenças e o simples contato com europeus causou isso em muitos casos. Além dos casamentos, havia muito mais esforço dos portugueses para catequizar (tornar católico) os índios, o que fez com que muitos fossem se mudar espontaneamente para as cidades. Também houve o interesse dos índios na vida europeia, com casas, música e comidas diferentes. Alguns se interessaram por esse estilo de vida e foram buscar.

2º Muitos povos diferentes

Há um consenso entre os historiadores de que viviam oito milhões de índios no Brasil em 1500. Em Portugal havia pouco mais de um milhão de habitantes e 80 milhões na Europa. A América inteira tinha cerca de 60 milhões.  Estima-se como sendo mil o número de tribos diferentes vivendo no Brasil, sendo as mais populosas tupiniquim e potiguar, como 90 mil e 60 mil tupinambás. Essa população de tupinambás vivia no Rio de Janeiro. Apenas em 1808, quando a corte portuguesa veio para o Brasil a população se tornou maior do que na época. Apesar de se acreditar que o uso de armas de fogo dava grande vantagem para os portugueses, isso não é real. Arcos e flechas são mais rápidas de usar e também de melhor pontaria. Por conta disso Napoleão (300 anos mais novo) ainda fazia a artilharia ser dividida em 3, um grupo atira em linha (aumentado a chance de acertar alguém), um grupo carregando as armas e um terceiro grupo limpando os canos das armas. Era impossível a vitória portuguesa.

Dividir para conquistar é um método de guerra muitas vezes utilizado. Por conta disso, os portugueses trataram de fazer com que as guerras indígenas continuassem. A língua tupi foi a mais falada no Brasil até pouco antes de 1800. E a maioria das mortes de indígenas em guerras ocorreu por outros índios ou por mestiços. Por exemplo, os bandeirantes. Seus grupos eram formados pro maioria de índios, um grande grupo de mestiços e uns poucos brancos. A maior bandeira (expedição dos bandeirantes) teve 69 brancos, dois mil mamelucos e 9 mil índios. Domingos Jorge Velho, o chefe dessa bandeira, sequer sabia falar português.

3º Escravidão

O maior número de escravos africanos veio para o Brasil, sendo quase 40% do total de todos os que saíram da África. Na América espanhola houve mais casos de escravidão indígena. Assim houve mais interesse em manter a população indígena. Também teve uma população geral menor nesses países, com também menor imigração europeia. A população indígena no Uruguai e Argentina é menor do que no Brasil por exemplo, em grande parte pela grande imigração nos séculos XIX e XX. Hoje há 305 povos indígenas diferentes, com cerca de um milhão de índios no Brasil, o que é 0,5% da população. Na Bolívia é 62% , 11% no Chile e 17 milhões de índios no México. Cerca de 45% dos índios brasileiros vivem nas suas aldeias.

Nomes do Brasil

Comentários

O blog mudou para https://amigodoaladim.wordpress.com

Por que os filmes de super-herói fazem tanto sucesso?

Getúlio Vargas: Ele foi bom ou ruim para o Brasil? Como conseguiu se reeleger após ser um ditador duas vezes?

Samba ou pagode? Xote ou forró? Rock 'n roll ou só rock? Aumenta o som e curta.