Machismo: Mulheres são piores em matemática? Por que ganham menos que os homens?
Mulheres são piores em matemática e ciências do que homens?
Há vários estudos que mostram que são superiores a eles durante os primeiros anos da escola. Porém, geralmente elas não se envolvem tanto com essas áreas por simples falta de interesse. Mulheres são maiorias em todos os cursos universitários, com exceção das engenharias, economia e áreas de informática. Em áreas como psicologia, enfermagem, serviço social e pedagogia elas passam de 90%. Nada impede que um homem faça esses cursos. Mas geralmente eles não tem esse interesse.
Mulheres ganham menos do que o homem mesmo fazendo o mesmo serviço?
Se souber de algum caso que isso aconteça não coloque nos comentários. Denuncie essa empresa para a justiça. Há uma lei desde 1934 que proíbe que alguém receba menos por conta de seu gênero, etnia ou religião. O que se permite é que haja diferenciação por conta de tempo de serviço. Não se pode negar que haja algumas diferenciações, mas são casos em que é impossível dizer que é o mesmo serviço. Atrizes costumam ganhar menos que atores, mas eles não fazem o mesmo papel. O último filme que teve uma protagonista a ser o campeão de bilheteria naquele ano foi A Noviça Rebelde, de 1965. É natural que o coadjuvante receba menos e como os campeões de bilheteria tem homens como protagonista vemos muitos casos de diferenciação acontecer. Na música também é comum as cantoras receberem menos. Porém, cantam músicas diferentes. No caso a questão é o público, que frequenta mais shows com cantores do que com cantoras. Atrizes pornográficas e modelos recebem mais que os homens de suas áreas porque são elas que o público querem ver, em um contraponto às cantoras. A comparação entre o quanto Marta recebe por um gol marcado na seleção contra um gol marcado por Neymar também é diferente, já que o futebol feminino é diferente. Maratonistas ganham por metro menos que velocistas, apesar de a princípio correrem simplesmente. Mas, o prêmio não pode ser diferente pelas federações. Por isso que no tênis as premiações são iguais em torneios de Grand Slam. Essa realmente é uma área em que deveria haver mais luta.
Conta simplista comparando salário anual com gols de Marta e Neymar pela seleção, mas ignorando que ela joga há mais tempo |
Mulheres ganham menos do que homens?
Sim. E não é sem motivos. Ou quase. Homens trabalham 4 horas e meias por semana a mais do que as mulheres fora de casa. Isso justifica 12% de diferença salarial. E 60 % menos dentro de casa. Homens são maioria em trabalhos perigosos e desagradáveis. Lixeiros, coveiros, limpadores de vidros em prédios, caminhoneiros. Há um valor a mais pela periculosidade. Outro ponto é que homens geralmente tem mais tempo de experiência e interrompem menos a carreira. Culturalmente se exige deles ter um emprego antes do que se exige dela. Também elas geralmente interrompem a carreira quando estão grávidas, por pelo menos seis meses. Quando se tem que definir se a criança fica em creche ou se um dos dois deixa de trabalhar pra cuidar dela, geralmente é a mulher quem abandona a carreira. Especialmente quando babás e creches são caras e o salário da mulher é baixo.
Os cursos que mulheres mais fazem rendem menos financeiramente que os homens. Elas são 73% nos recursos humanos mas 20% dos engenheiros. Entre os que decidem fazer medicina, cirurgiões e ortopedistas recebem o dobro dos dermatologistas e pediatras. Mulheres são maioria nos dois últimos. Simplesmente por escolha delas. O desejo de ser diretora da empresa acontece para 16% das mulheres e 33% dos homens. Em média elas dedicam quatro vezes mais tempo aos serviços domésticos que os homens. Só isso já dá mais energia para eles se focarem em seus empregos.
Coco Rocha. Modelo, profissão que paga até 75% a mais para mulheres |
Homens também costumam se arriscar mais. Pergunte-se, prefiro ganhar um salário fixo ou um menor com a chance de bônus? 80% dos que se candidataram ao primeiro foram mulheres e 55% no segundo eram homens. 57% negociam o salário antes de entrar na empresa, contra 7% delas. Em uma turma de doutorado nos Estados Unidos (sei, baixa amostragem) todos os homens davam aula, e elas eram assistentes. Porém, todos pediram emprego contra nenhuma mulher, que apenas aceitaram o que foi oferecido.
Conclusão. Mulheres não são inferiores intelectualmente aos homens. Mas não ganham tanto quanto eles porque não se importam tanto com isso. É raro um homem negociar tempo para levar filhos na escola, ou acompanhar reuniões de pais ou saírem mais cedo para levar alguém no hospital. Mulheres já fazem muito isso. Pode haver caso de machismo envolvido? Talvez. Assim como há casos em que se rejeitam homens para algumas funções. O campeão mundial de dança do ventre teve seu título contestado.
Fonte das imagens: Uol e Vírgula, respectivamente.
Realmente faz sentido. Têm muitas questões culturais envolvidas. E sem contar pelas funções pré-definidas numa sociedade. Tudo varia bastante.
ResponderEliminar