Feminismo: Os direitos são iguais? Deveriam ser?
-Mestre, como faço para buscar a verdadeira liberdade?
-Alguém pessoalmente te oprime?
-Não.
-Então que liberdade está buscando?
Já foi muito falado que somos livres para fazer o que quisermos, mas somos prisioneiros das consequências. Certa atriz disse que gostaria de escolher se vai ou não se depilar. O que pode afetar sua vida é apenas quem ela irá atrair ou repelir com isso. Assim como a escolha dos homens de ter ou não barba e bigode. Árabes usam porque é uma excelente proteção solar, além do aspecto cultural. Brasileiros não costumam cultivar por propagandas que dizem que homens barbeados são mais limpos e arrumados, além de levar muito tempo até a barba estar no aspecto que desejamos. Propagandas até dizem que aqueles que tem muitos pelos no corpo são sujos e muitas pessoas se atraem por corpos completamente lisos. Ou já viu alguma propaganda de cueca com Tony Ramos? Quer se raspar ou não? Apenas decidem e pronto. Não precisa fazer manifesta contra o macho opressor, a ditadura da beleza ou algo assim.
Tony Ramos. Bahia Notícias |
Vou não, quero não, posso não. Minha mulher não deixa não. Sucesso e nenhuma queixa por conta de sugerir que o homem precisa da permissão da esposa para sair. Inverta a situação. Imagine uma música em que diz que a mulher não vai sair porque o marido não deixa. Acredita que fará sucesso? Ou se falariam que minorias são mal vistas e ideias assim devem ser canceladas? Isso apesar de mulheres serem maioria no Brasil.
O ponto aqui é sexismo. O feminismo é o machismo invertido, acreditar que mulheres devem ter direitos exclusivos. E é incentivado por muitos. Não há queixas quando a mulher busca vasculhar o celular do namorado ou marido. O oposto é visto com machismo A mulher pode se queixar das roupas dele, mas o oposto não. Infelizmente as pessoas julgam muito as outras por conta de suas roupas. E tanto homens como mulheres podem ser vistos de modo diferente com base em suas escolhas, por bem ou por mal.
Já o machismo é procurado em seus mínimos detalhes. Por exemplo, certo homem interrompeu uma palestra para dizer que a cientista deveria estudar mais para falar sobre o assunto. Citou inclusive um livro dela mesma. Todas as matérias disseram que foi um caso de manterrupting, uma interrupção por simplesmente ser mulher. Mas é impossível que fosse simplesmente uma grosseria pura por conta uma pessoa que escreve pior do que fala? Veríssimo disse que sente inveja de quem fala bem em público. E ele é um dos melhores escritores do Brasil e um homem. Outro caso foi a da candidata a presidente Manuela D'Ávila. Em um caso de muita grosseria, foi interrompida 62 vezes no programa Roda Viva e se queixou de machismo. Porém, havia duas mulheres e três homens na entrevista então até as mulheres foram machistas? Nas entrevistas com outros pré-candidatos, Guilherme Boulos 9, Ciro Gomes 8 e Marina Silva 3 interrupções. Foi algo contra mulheres em geral, ou problemas específicos em um entrevista? Marina Silva é melhor mulher que Manuela D'Ávila? Imaginemos a situação invertida. Três entrevistadoras e dois entrevistadores interrompem muito Ciro Gomes. Seria um caso de misandria, um desprezo a homens em geral?
Mulheres vivem sete anos a mais que os homens e se aposentam agora três anos mais cedo, contribuindo cinco anos a menos. Por que? A alegação é que elas trabalham mais em casa. Porém, porque os homens que moram sozinho não tem esse mesmo benefício? Mulheres que tem faxineiras e babás deveriam se aposentar mais tarde? E porque não se queixam de nesse caso terem direitos diferentes e exclusivos nesse caso ou que a alegação é machista?
É comum vermos homens cedendo assento para mulheres. Considera-se isso um cavalheirismo. Por que são incentivados a isso mesmo pesando em média pelo menos quinze quilos a mais não sabemos. Assim como é comum que eles carreguem bolsas, sacolas e malas para elas. Enquanto isso, na Alemanha, se um homem faz isso recebe um resposta padrão, "por que acha que sou incapaz de preparar uma mala que eu mesma saiba carregar?"
A licença maternidade é de seis meses e a paternidade de cinco dias. Ninguém é capaz de negar o fato de que a amamentação é feminina, mas os pais também tem suas dificuldades. No mínimo dormem menos tempo. E as mães também querem a participação deles. Na Suécia os dois tiram 90 dias. Depois, tem direito a 300 dias, que pode ser dividido entre os dois ou de apenas um. Os países nórdicos são reconhecidos como as sociedades mais igualitárias do mundo. Direitos iguais lá. A imagem abaixo mostra como é o caso no Brasil.
Apesar de não ser percebido tão claramente, o sexismo também traz problemas para os homens. Não há queixas quando um mulher se recusa a ter relações sexuais com um homem. Se ele recusa por falta de interesse, há dúvidas sobre sua opção sexual e impotência. Homens se suicidam quatro vezes mais porque demoram mais para pedir ajuda e quando pedem são mais ignorados. Sugerem muito a eles simplesmente beber mais e muito mais falam que é só frescura ou o puro e simples " vira homem". Além de serem usualmente vistos como culpados no fim de todo relacionamento. Ele que não a entendeu o bastante ou não se esforçou o suficiente. Em momentos difíceis mães pensam nos filhos. Homens na família. Mas quem pensa no marido? Em caso de infidelidade, ele é chamado de vagabundo ou o corno. As mulheres podem falar abertamente sobre seus medos e não precisam lidar com eles se não quiserem. Apareceu uma barata? Outro que tire. Mas como fica um homem que tem medo de altura ou cobras? Simplesmente recebe um grito de vira homem e vai.
Vemos constantemente grupos pró-aborto dizendo que elas deveriam escolher se querem ou não ter o filho. Mas nunca vimos um grupo dizendo que os homens deveriam escolher se vão ou não pagar pensão alimentícia. E estamos falando de um crime bem menor juridicamente. Afinal, dar um calote é muito menos grave que matar alguém. Também não vemos ninguém afirmando que homens deveriam ter o direito de forçar as mulheres a fazerem aborto. Há direitos e deveres diferentes para os dois casos. Mas as mulheres querem mesmo que sejam todos iguais? Você que é mulher, qual direito os homens tem que gostaria de ter também? E qual dever gostaria que eles tivessem?
Comentários
Enviar um comentário