Países com mais ataques terroristas de 2000 a 2014
O primeiro país e o nono são de fato árabes. Mas os outros doze da lista não são. Lembrando que árabe é uma etnia, mas quem nasce na Arábia é saudita. Na mídia notamos muito mais notícias de terrorismo nos Estados Unidos e Europa do que em qualquer outra parte do mundo. Porém, os três países com mais atentados terroristas são de maioria islâmica e o quarto tem uma minoria considerável. Além dos sete com mais ataques serem asiáticos. Nenhum na lista é europeu ou os EUA. A religião islâmica não ensina a guerra santa como muitas pensam. No seu princípio de fato houve a ideia de morte aos idólatras e uma guerra para dominarem a Caaba, mas isso foi no século VII. Porém, haver um ensino e as pessoas levarem a sério são coisas bem diferentes.
Países com governo central pouco presente tendem a ter mais problemas com terrorismo. Desses 14, Somália, Iraque e Afeganistão durante um grande período sequer tiveram um governo reconhecido internacionalmente. A FARC, grupo paramilitar colombiano, está em atuação há décadas. E é o governante de parte do país. Em Israel há uma questão da legitimidade territorial não ser internacionalmente reconhecida. A Rússia tem grupos separatistas. Então, casos de terrorismo de muçulmanos contra cristão são minoria.
Há grupos judaicos, católicos e protestantes terroristas. Foi um cristão terrorista que deu origem à Primeira Guerra Mundial, quando assassinou Francisco Ferdinando, um católico. A KKK, Ku Klux Klan, promovia o linchamento de negros, judeus e católicos. E eram um grupo formado 100% por cristãos. Houve um grupo ultra-católico que explodia prostíbulos, clínicas de aborto e atacava homossexuais na Espanha. Hitler era católico. A queima de hereges na fogueira tanto por católicos quanto por protestantes é um tipo de terrorismo. Mas a lei bíblica, judaica e muçulmana diz não matarás. O ponto é, temos religião o suficiente para nos odiarmos, mas não o suficiente para nos amarmos. Houve massacres contra judeus, hindus, muçulmanos, católicos, protestantes, xintoístas e ateus. E esses mesmos grupos já causaram massacres tanto contra seus próprios grupos como contra os grupos contrários.
O Zé dos japoneses é pequeno?
Bogues, com 1,60. Ao lado de Bol, com 2,37. O menor da NBA alcançava a mesma altura que o maior da história
Fama desmerecida. O amigão dos orientais é pouca coisa menor do que a média brasileira. A diferença é de menos de 10%. Porém, como a pesquisa foi feita? Simplesmente perguntando para as pessoas. Talvez eles sejam mais honestos nesse aspecto. Uma nota para quase todos os que se preocupam mais com isso do que deveriam, mais vale um Bogues jogando basquete do que Kobe e Lebron jogando xadrez. Em certo país, 90% dos homens sequer conseguem usar camisinhas P. Mas a população é maior que a do Brasil, mesmo com uma área muito menor. Além disso, entre indivíduos a diferença é muito maior do que entre etnias.
| Kobe 1,98 de altura. Lebron 2,03. De que vale tudo isso se não jogam o que deveriam, basquete? |
|
Hahaha gostei. O artigo foi breve e objetivo, direto ao ponto. E a ilustração dos jogadores de basquete foi sensacional!
ResponderEliminar