Ser classe média hoje é melhor que ser milionário há cem anos. Veja os motivos
O livro as 100 maiores personalidades da História coloca como segundo pessoa mais importante do mundo Newton, dizendo que a vida ficou completamente diferente depois da vida dele. Apesar de ter havido mesmo muitas diferenças nos últimos 400 anos, os últimos cem foram mais ainda. Mesmo os milionários de 1920 não tinham uma vida como a que temos hoje. Podemos facilmente ouvir qualquer música hoje na internet. Se quisessem ouvir há 100 seria necessário que tocassem ao vivo. Apesar de na época já ter sido inventado o gramofone e até a vitrola, não era em todos os locais que havia energia elétrica. E mesmo as gravações são infinitamente inferiores às de hoje.
Fonte: Amazon |
O cinema era mudo e quente, pois não havia ar-condicionado. No verão havia nos cinemas deles apenas moscas e umidades. Hoje não só temos muito mais cinemas mas também conseguimos ver os lançamentos muito mais rapidamente e muitas vezes em casa. Os serviços de streaming já permitem o aluguel dos filmes meses depois. Os tempos em que um filme ficava até dez anos em cartaz passaram. Isso é literal, havia um tempo em que os filmes iam passando de cidade em cidade até que todos vissem. Apesar de o primeiro filme produzido com áudio ser O Fotodrama da Criação, em 1914, ele acontecia por meio de sincronização de uma vitrola com o filme, ou seja, eram dois produtos unidos. Oficialmente o primeiro filme com áudio foi O Cantor de Jazz, de 1927. Evidentemente também não havia cinema 3D e os filmes em geral eram em preto e branco. Apesar de alguns terem partes em cores, como os de Meliés, eram feitos pintando a mão partes dele. O primeiro filme totalmente colorido foi E o Vento Levou, de 1939.
O cantor de Jazz. Hoje considerado altamente racista. Fonte da imagem: Wikipedia |
Graças ao carro as pessoas saíram de casa. Com a TV voltaram. Apesar de não ser tão mais uma realidade, a maioria das pessoas não saía de um raio de cem quilômetros do local em que nasceram. E se casavam com quem morava a até oito quilômetros de suas casas. Por mais quer outros pudessem já ter um carro há cem anos, não era comum. Eles quebravam muito, eram muito mais perigosos e não havia estradas em quase todos os locais, nem mesmo as de terra, já que eram feitas para cavalos e burros. O esterco que eles produziam produziam muitas doenças e mau cheiro. Vendo o efeito disso, as casas de Nova Iorque tem alpendres porque havia camadas que em algumas vezes chegava até as portas que ficavam no nível das ruas.
Rua em Brooklyn, Nova Iorque. Foto de Dicas de Nova Iorque |
Caramba, ficou muito bom. Mostrou que devemos pelo menos curtir o que temos. No fundo somos ricos =)
ResponderEliminar