Pessoas mais ricas que já existiram

Uma lista dessa é muito difícil de ser feita, por isso não é um ranking. Um exemplo clássico é ver aquelas fotos que mostram o quanto se comprava no mercado na década de 90. Porém, não se lembram de colocar quanto era o salário mínimo. Uma conta mais padrão se tornou, o quanto um trabalhado médio do Brasil precisa trabalhar para comprar um litro de leite na comparação com um alemão. Mas, o leite é igual nos dois países? Então passaram a usar o índice Big Mac, até que países começaram a subsidiar o lanche por motivos populistas. Falaremos aqui sobre algumas pessoas tidas como as mais ricas e como se chegaram aos valores aqui.

Como o real perdeu valor em 20 anos

Com valores mais corretamente feitos, se coloca muito John Rockfeller como sendo o mais rico. Sua fortuna foi de 1,5% do PIB dos Estados Unidos em 1937 e se tornou o primeiro bilionário da história (em dólares). Em valores de 2010 se estima que tivesse 663,4 bilhões de dólares. Doou em vida cerca de um bilhão de dólares e graças a isso vinte e três pessoas venceram o Prêmio Nobel. Sua fortuna veio principalmente por conta do petróleo. Foi dizimista da Igreja Batista sua vida inteira. Valores mais antigos do que esse já tem contornos de lendas e muito mais dificuldade de atualização correta. Alguns valores tem variação de até 500%.

Em uma demonstração dessas dificuldades, em 1994 se comprava um quilo de arroz por 64 centavos. Em 2014, custava 2,57, valores na cidade de São Paulo. Um salário mínimo comprava 37 quilos de arroz e feijão, juntos. Em 2014, se comprava 113 quilos de cada. O brasileiro na média ficou mais rico, ou os preços ficaram mais baratos? O salário mínimo era de 64,79 reais em 94. Poderia comprar 12 ingressos de cinema, enquanto em 2014 se poderia comprar 25. Em 2014 o salário mínimo era de 724, enquanto hoje é de 1045. Como se vê, em muitos caos é necessário uma grande conversão.

Gengis Khan, foto da Wikipedia.

É comum termos na lista alguns imperadores. O imperador Shenzong, morto em 1085 comandava um país com 30% do PIB mundial. Apesar de ser uma verdade que em regimes absolutistas a fortuna do monarca era muito confundível com a do país e se ele decidisse usar todo esse dinheiro para qualquer desejo pessoal, por mais condenável que seja, ninguém impediria ou diria nada contra isso. Akbar I, morto em 1605 teria um quarto do PIB mundial. Foi o terceiro imperador do Império Mogol, na índia. Em Osman Ali Khan  1937 teria uma fortuna de 210 bilhões, mas foi famoso por ter um diamante de 130 milhões de dólares usado como peso de papel, o Jacob. Foi nizam do Estado de Hyderabad , uma região semiautônoma da Índia Britânica. Porém, não faz sentido considerarmos os monarcas, já que ele não produziam nada com isso, os seus súditos produziam. Por essa lógica o mais rico seria Gengis Khan, que foi o maior império absolutista do mundo.

Bill Gates, em 2000 chegou a ter 100 bilhões de dólares, mas o valor caiu muito por conta de suas imensas doações também. Entre outras, promove pesquisas sobre AIDS e doenças tropicas, além de pesquisar novos tipos de energia sustentáveis e até de um tipo de privada mais eficiente. Estima-se sua doação em 30 bilhões. Fundador da Microsoft, já foi descrito como a pessoas mais poderosa do mundo, eleito um dos dez maiores heróis contemporâneos e chamou muito a atenção por ter conseguido isso após ter largado sua faculdade.

Bill Gates, o mais rico durante quase todos os últimos 30 anos. Fonte: Canaltech.

Hesen, morto em 1799, teria o equivalente à 15 anos da receita do governo chinês, o que é diferente do PIB. Seria o equivalente ao orçamento do Império. Em grande parte por corrupção. . Tinha 24 camas de ouro maciço e 600 mulheres em seu hárem. Porém, algumas dessas poderiam ser lendas. Estima-se que teria pérolas do tamanho de tomates e barcos de bronze, o que não faz o mínimo de sentido. O sobrinho de Guilherme, o Conquistador da Inglaterra, Alan Rufus, teria 194 bilhões, por conta de tomar terras inglesas graças à sua lealdade à seu tio. Muammar al-Gadafi, ex-ditador líbio, teria mais de 200 bilhões quando morreu, porém os três tiveram que conquistar esse valor, no último caso com um golpe de estado.

De tempos mais antigos, se fala sobre três imperadores. Musa partiu em 1324 em uma comitiva de Mali para Meca com 60 mil pessoas com cada um carregando 1,8 quilo de ouro e 80 camelos com 126 quilos de ouro. Fez doações de ouro o bastante para que o Egito tivesse um hiperinflação que durou vários anos. Contos em Meca, Cairo e Bagdá falavam sobre sua generosidade. E temos outra evidência sobre a dificuldade sobre vermos em tempos antigos o valor que eles possuíam, com estimativas entre 400 bilhões e três trilhões. César Augusto detinha 20% das riquezas mundiais do período. segundo o jornal O Globo, o que seria o equivalente hoje a 4,6 trilhões de dólares. A Bíblia já fala sobre Salomão. Seu palácio e o templo que fez eram todos em ouro e a prata passou a ter o valor da pedra e até escudos passaram a ser feitos de ouro, com uma fortuna estimada em 6 trilhões de dólares. Segundo a Bíblia, foi o rei mais rico de seu tempo e que jamais irá existir. Porém, talvez se refira apenas aos reis de Israel. Recebia 25 toneladas anuais de ouro para seu próprio uso e reinou por 40 anos.

Comentários

Enviar um comentário

O blog mudou para https://amigodoaladim.wordpress.com

HQ e mangás. Qual a diferença?

Getúlio Vargas: Ele foi bom ou ruim para o Brasil? Como conseguiu se reeleger após ser um ditador duas vezes?

Por que os filmes de super-herói fazem tanto sucesso?