Por que desistiram dos carros elétricos? O que falta para eles emplacarem?
Por que desistiram dos carros elétricos? O que falta para
eles emplacarem?
Havia um tempo em q eram maioria. Mais fáceis de dar a
partida, não poluentes, não havia redes de postos de gasolina, mas havia
tomadas para recarga em casa. Por que os carros elétricos deixaram de ser tão
usados?
Autonomia
Em cidades, raramente se anda muitos quilômetros. Porém, a
ideia de viajar e parar por horas pro motor recarregar é horrível. Muitas
cidades não tem conexão com outras por ferrovias, o método mais comum de viagens
há cerca de cem anos, e se as viagens fossem impossíveis um carro seria algo
meio inútil. Um tanque com 50 litros de gasolina possui energia equivalente à
mil litros de bateria.
Tempo de recarga
Uma recarga completa de um SUV é de três dias em uma tomada
de 110 volts, que foi o padrão mais utilizado inicialmente, e metade desse
tempo em 220. Colocar gasolina leva menos de cinco minutos, incluído o tempo de
pagar e uma possível fila.
Preço
Carros elétricos custam em média o dobro do preço de um
carro a gasolina. Baterias ainda são muito caras, e apesar de a manutenção ser
mais barato, e o custo por quilômetro ser mais barato, ainda assim não é
economicamente viável para todos.
Henry Ford e Ford bigode
O modelo T(Ford bigode), que foi o carro mais vendido de
todos os tempos até o Fusca fazer sucesso, era a gasolina. Muito mais barato,
seu baixo custo permitiu que os carros não fossem mais um artigo de luxo. Caso
Ford tivesse escolhido um carro elétrico para inaugurar sua linha de montagem,
ainda assim não conseguiria massificar o carro, pois custaria no mínimo o
dobro. Lembrando também que no período em que ele foi feito (1908-1927), a
energia elétrica não estava disponível para todos. Era muito mais fácil se
comprar gasolina e estocar do que fazer a ligação elétrica chegar até alguma
fazenda ou cidade pequena.
E quais as dificuldades dos carros elétricos hoje?
Basicamente as mesmas. No Brasil estamos acostumados a
viajar longas distâncias com o carro. Os híbridos até resolvem esse problema.
Por possuírem um motor a gasolina, em viagens longas ele funciona como um carro
comum, mas em curtas distâncias é um carro elétrico. A autonomia média de um
carro completamente elétrico é cerca de duzentos quilômetros.
O tempo de recarga passa facilmente de 30 horas. Porém, em
uma das redes de recarga rápida ela pode durar apenas uma hora, ou até menos.
Um bom ponto de vista seria que os postos de gasolina também fossem uma rede de
recarga rápida, e já foi proposto isso. Mas, há o perigo de haver uma fagulha
então é algo a se analisar com muito cuidado. Se as baterias em vez de lítio usássemos baterias de alumínio resolveríamos o problema do tempo de recarga, apesar de elas
terem menor autonomia.
Preço
Ainda hoje um carro elétrico custa o dobro de um equivalente
a gasolina. Um dos pedidos para solucionar isso seria redução de impostos, com
a alegação de que por conta de não poluírem eles exigem menos do governo. Isso
ocorre por já ocorrerem mais mortes por conta da poluição do que por conta do
tabagismo. Em grande parte por conta do alto preço das baterias de lítio. Se fossem utilizadas baterias de alumínio esse problema poderia ser minimizado, ou até resolvido, porque elas são muito mais baratas, já que o alumínio é um dos metais mais abundantes que existem.
Costume
Fomos criados com carros a gasolina, diesel e álcool. As
redes foram criadas com postos, não com ponto de recarga. Culturalmente ainda
associamos carros ao barulho que os motores fazem, tanto que mais pessoas são
atropeladas quando um carro elétrico chega. E, mudar pessoas é algo que leva
muito tempo.
Fonte da imagem
Imagina, esquecer de carregar o carro, saiu e fica de pé kkk enquanto não melhorarem não dá mesmo.
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