Ouro


Usos do ouro

Tendemos a achar que ouros servem apenas para joias, mas a demanda dele para a indústria é muito maior. Ouro é utilizado em remédios para artrite e reumatismo, além de cosméticos. Cada celular tem em média 26 miligramas de ouro e cada notebook um grama. Satélites são recobertos com uma fina cama de ouro. Capacetes espaciais permitem que entre apenas a luz solar, mas não a radiação graças ao ouro e janelas de alguns prédios o imitam, para esquentar menos. Ouro pode ser utilizado para destruir apenas as células cancerígenas, o que reduziria muito os danos da radioterapia. É usado como conector em aparelhos de som. Também é o melhor condutor elétrico conhecido. A prata não suporta altas correntes apesar de ter resistência elétrica menor.

Uma tonelada de ouro, com canetas para comparar o tamanho. The Daily Reckoning

Por que o ouro é tão caro?

Porque pagam. Não adianta falarmos que existe outro motivo para qualquer outra coisa do mundo porque sempre esbarraremos na regra mais básica da economia, a lei da oferta e da demanda. Os economistas dizem que se ensinar um papagaio a falar oferta e demanda eles terão um concorrente. Se as pessoas estão dispostas a pagar um determinado preço, ele será vendido por esse preço. Porém, a oferta de ouro realmente é baixa. Todo o ouro que já foi descoberto no mundo caberia em quatro piscinas olímpicas, ou em um prédio de sete andares. Anualmente o volume extraído caberia em um cubo de 54m² por dois de altura, menos do que o usual para um apartamento de dois quartos em São Paulo. Há um grama de ouro para cada dez milhões de litros de água do mar. Então em dez mil caixa d'água marinha haveria um grama de ouro. A concentração é muito pequena para extrairmos. Mas no futuro, talvez seja viável.

Como é o ouro na natureza

Não é como nos desenhos, algo muito brilhante e fácil de achar. Em Ouro Preto ele era quebrado dos hidróxidos de ferro e transformado em pó. Depois separavam por meio de mercúrio e jogavam em um local com agua corrente para facilitar a separação. O ouro tendia a ficar preso em um couro de boi que ficava embaixo e depois batiam nele para tudo sair. O ouro branco vem da quebra de quartzo, com pedaços incrustados nele. Geralmente é necessário uma tonelada de pedra ou terra para um grama de ouro. O ouro é muito pesado. Uma garrafa de refrigerante de dois litros pesa dois quilos. Se tivesse ouro pesaria quarenta. Então jamais veríamos pessoas correndo com bolsas cheias de ouro, como vemos em filmes. Os garimpeiros costumavam colocar pepitas nos bolsos, que rasgavam. Para resolver o problema, colocaram rebites nas calças jeans.

Ouro Preto. Fonte: Youtube

O ouro de aluvião é bem mais fácil de ser extraído, e por isso mais raro de ainda encontrarmos. O ouro fica em pepitas. Nos rios os materiais do mesmo peso tendem a ficar no mesmo local. O ouro então fica entre a areia, mas em pequenas quantidades. Tanto que uma foto mostrando esse ponto não ficaria bem nesse post, por isso não foi colocada. Os garimpeiros misturam a areia e ouro em mercúrio. O ouro fica no fundo, a areia boia. Mas, como o mercúrio é proibido, aqueles que se importam em fazer o serviço legalmente agem diferente. Usam tapetes emborrachados e água em alta pressão. O ouro, pesado, fica nos tapetes. A areia não. O mesmo método era usado no século XVIII, no auge mineiro do ouro. Mas utilizando couro de boi.

Como ficar rico com o ouro?

Com celulares e computadores velhos. Uma tonelada de celulares tem 340 gramas de ouro e três quilos e meio de prata, além de cento e trinta quilos de cobre. Um grama de ouro puro está em mais de trezentos reais. Aquele de joias não é puro, porque o ouro é muito mole para isso. Precisa de prata ou cobre para ser moldado. Já se consegue transformar chumbo em ouro. Porém, é necessária tanta energia que a fusão nuclear envolvida é mais caro do que o ouro produzido. Apenas explosões de supernovas produzem ouro. As estrelas quando "morrem" explodem. O ouro é produzido nessas ocasiões, pois somente com tanta energia é possível a sua criação. Daí vem sua raridade. Materiais mais leves, como hidrogênio e carbono são produzidos durante um tempo muito maior na vida das estrelas e são mais comuns. Mas o modo mais fácil de ficar rico com ele é comprando e vendendo joias. 

Comentários

Enviar um comentário

O blog mudou para https://amigodoaladim.wordpress.com

Getúlio Vargas: Ele foi bom ou ruim para o Brasil? Como conseguiu se reeleger após ser um ditador duas vezes?

Por que os filmes de super-herói fazem tanto sucesso?

HQ e mangás. Qual a diferença?