Índios. Por que tem tantos direitos. Esse nome é correto?

Colombo tem a fama de ter sido o maior navegador que já houve. Uma demonstração de como o mundo é injusto. Antes de navegar não sabia pra onde ia e quando voltou não sabia onde esteve, e não soube até morrer. Apesar disso, tem seu próprio feriado, o Dia de Colombo. Ele acreditava ter chegado na Índia quando descobriu a América, em 1492. E chamou os habitantes de índios. Eles falarem um outro idioma, serem uma ilha e não haver as plantas que esperavam foi apenas um detalhe para Colombo. E quem nasce na Índia é indiano, comprovando que Colombo não foi um aluno exemplar. 

Pajé guarani, um indígena

Vários nomes já foram utilizados. Negros da terra, gentio da terra, bugre, nativos, aborígenes americanos e ameríndios. Indígena seria o mais correto, porque significa nativo, ou originário da terra. Os europeus seriam alienígenas, vindos de outro local. Negros da terra é incorreto, porque não são negros nem da mesma origem deles. Gentio significa coisa, então poderia ser escravizado. Aborígene americano seriam semelhantes aos australianos e não são. Bugre está relacionado ao selvagem e em muitos casos tem conotação negativa, o que ofende a vários indígenas. E índio pode ser utilizado também para um indiano. Além disso o nome indígena é mais utilizado por eles e basicamente são eles que devem definir o que é ou não ofensivo e correto para eles mesmos. Ou gostaria que os outros decidissem como te chamar, ignorando seu nome ou como você se considera?

Colocar todos os indígenas como sendo o mesmo grupo é um preconceito gigantesco. Ainda hoje há cerca de duzentas etnias diferentes, além de grupos isolados de quem não sabemos quase nada. Mas foi o que fizeram muitos europeus, mesmo sem jamais terem visto um em suas vidas. O mais famoso foi Rosseau. Ele disse que a ciência e tecnologia não auxiliam a humanidade e criou a Teoria do Bom Selvagem. Ela diz que todas as pessoas nascem boas, mas a sociedade as corrompem. Graças a isso prendemos, porque entendemos que se alguém comete um crime é porque as escolas e a polícia não educou bem o cidadão. Tanto que o nome correto do preso é reeducando. E os policiais não matam, neutralizam. Nem batem, educam. Os policiais são a representação da sociedade, então não podem estar agindo errado. Mas, e os indígenas com isso?

Ali Zafar, membro da etnia indiana

Os indígenas não podem estar errados já que eles são por definição todos bons. A sociedade tem a função de proteger o mais puro dos povos. A palavra silvícola, vindo da selva, é até utilizada na Constituição Brasileira. Logo, eles tem direitos exclusivos, e a sociedade deveres exclusivos para com eles. Há o direito de um pajé no hospital, secretarias de saúde indígenas, FUNAI, reservas e outros. Além de serem inimputáveis, considerados não responsáveis pelos seus atos, desde que não sejam integrados à sociedade. Apenas aqueles que moram não vivem nas cidades tem esse estatuto próprio. Por isso há casos de crimes que não são punidos, como o de assassinato de gêmeos recém-nascidos. Apesar de o direito à vida ser um direito básico de todos os humanos, a Teoria do Bom Selvagem ainda nos garante que indígenas sabem o que fazem, porque não vivem na mesma sociedade que nós.

Os índigenas são realmente melhores do que os "alienígenas" (vindos de fora) e seus descendentes? Seria uma espécie de racismo dizer isso, já que qualifica um grupo étnico como superior a outro. O que se sabe é que sociedades indígenas tem mais assassinatos que a média nacional. A grande explicação é a falta de presença do estado, como costuma acontecer em localidades em que a polícia pouco atua. Pensou em morros do Rio de Janeiro? Pensou certo. As taxas de divórcio são mais baixas, até conhecerem a televisão e novelas. O exemplo de homens trocando de esposa porque elas envelheceram influenciou muitos. Assim como mulheres abandonando seus maridos por não fornecerem o que elas desejam aumentou o caso de divórcios, em vez de simplesmente falar o que precisam. 

Aborígenes australianos. Notou a diferença entre os três grupos?

Esses dois casos mostram como a sociedade pode tanto corromper quanto auxiliar. Os nativos não tinham noção de ecologia. Quando ganharam machados passaram a derrubar árvores, em vez de buscar mel e palmitos subindo nelas. E também já extinguiram animais, como a preguiça gigante. Porém, eles não tem preocupações excessivas com o futuro. Não acumulam dinheiro, não tem estresse e ansiedade. Porque a terra que sempre os alimentou também dará comida a seus filhos. Há um grupo que sequer conta além de três e não conhece histórias além dos seus avós. Por quê? Porque se preocupam com o momento, não com o que pode acontecer em outras partes do mundo e num futuro distante.

O nome de Bom Selvagem é antigo e quando escrito foi bem aceito, apesar de hoje ser politicamente incorreto. Porém, indígenas são bons? Nem bons nem mal. Apenas humanos, como todos os outros. Ninguém sabe bom ou mal, temos tendências para um lado ou outro e desenvolvemos o que escolhemos. Psiquiatras dizem que somos 50% genética e 50% convivência. Além disso, muito deles está no povo brasileiro, mesmo os que não tem nenhuma ascendência indígena. Dormir em redes, gostar de estranhos, uma preocupação com o futuro menor que o europeu, os banhos diários. Os indígenas e mestiços somam mais de 15 milhões de brasileiros, o que é cerca de um em cada doze. Uma soma considerável.


PS: Rosseau (se pronuncia Russô) tem outra influência. Renato Russo foi uma homenagem a ele, mas como ele esqueceu de colocar acento, ninguém fala como ele gostaria.  E o cantor do Legião Urbana escreveu Índios. Aqui embaixo as duas versões da música em um só vídeo. Primeiro acústico, depois a original.


Imagens da Wikipedia

Comentários

  1. agora tá explicado. E aquele negócio de que os índios já viviam aqui e os europeus tomaram a terra deles, e por isso todos os direitos que eles têm são uma indenização por tudo isso? É verídico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De fato viviam antes, mas os indígenas no geral não sentem que possuem a terra, mas que pertencem a ela. Então são mais apegados sentimentalmente do que possessivos. Além disso, no geral as guerras foram indígenas contra indígenas. Por exemplo, apenas 0,5% do grupo que exterminou a tribo de Goiás eram brancos. Sobre indenização, as terras não tinham dono por uma lei que diz que a posse é de quem a utiliza e por lei de usucapião. Se está durante cinco anos no lote e ninguém reclama, ela é sua. Espero que tenha respondido, se não estamos a disposição aí.

      Eliminar

Enviar um comentário

O blog mudou para https://amigodoaladim.wordpress.com

Getúlio Vargas: Ele foi bom ou ruim para o Brasil? Como conseguiu se reeleger após ser um ditador duas vezes?

Por que os filmes de super-herói fazem tanto sucesso?

HQ e mangás. Qual a diferença?