Por que o comunismo falhou?


Certo professor decidiu fazer uma experiência com seus alunos. A nota da turma seria a média geral. O 10 de um estudante seria somada ao zero de alguém e teríamos um cinco. Resultado final, todos reprovados. Afinal, qual o estímulo para estudar? Outra turma vai a um restaurante. A conta será dividida. O refrigerante de cinco reais custaria apenas dez centavos pra quem pediu. Se outro pedir você paga os mesmos 10 reais Você pediria o refrigerante?

Algo parecido ocorria com relação ao comunismo. As empresas eram todas estatais e não havia lucro a ser distribuído. Nenhuma variação caso os carros saíssem naquele dia ou no ano seguinte. O ganho individual era muito pouco para justificar um grande investimento pessoal. Alguns poderiam se esforçar pelo bem da empresa. Mas não por querer uma promoção de cargo ou de salário. Ocorriam por política apenas. E é de conhecimento geral que o dinheiro é um dos maiores motivadores que existem.

Neymar ganha em 2020; 12,9 milhões de reais por mês, 430 mil por dia e 300 reais por minuto. O salário médio de um jogador de futebol no Brasil era 3.653 reais em 2016. Por que temos tanta diferença? Porque Neymar é melhor que esses jogadores. Um dos motivos de termos desigualdade é que somos livres.  Podemos ver Neymar jogando e aumentarmos a audiência da TV que passa seus jogos. Muito melhor que ver o autor desse artigo, que tem como recorde de embaixadas três. Os melhores recebem mais. Neymar gera muito dinheiro. No comunismo o dinheiro seria repartido entre todos, exceto quando houvesse alguém mais antigo na empresa.

Fonte: Pluri Consultoria
Não é por bondade que o açougue não vende carne podre. Sabe que perderia clientes com isso. Também não foi por preocupação ambiental que os carros passaram a ser mais econômicos e não por altruísmo são mais seguros. O Ford Pinto(o nome é esse mesmo) tinha um parafuso colocado numa posição em que poderia fazer o tanque de combustível pegar fogo quando sofresse uma batida por trás. Os cálculos mostraram que pagar indenizações era mais barato do que fazer o recall. Hoje uma prática dessa não existe, porque indenizações são muito caras e um carro assim arruína a imagem da empresa. Foi a busca por lucros, não a bondade que fez com que as empresas mudassem seu modo de agir.

Essa preocupação não existia nos regimes comunistas. Os governos simplesmente poderiam despejar seus produtos na população como estavam. Há várias empresas de automóveis de sucesso na antiga Alemanha Ocidental. Nenhuma na Oriental. Mesmo sendo o mais rico pais comunista, um quinto da população fugiu para a Alemanha capitalista enquanto houve a chance. Até que construíram o Muro de Berlim, o único caso de um país construir um muro para impedir pessoas de saírem, não de entrarem. O filme alemão friendship nos fala que suas estradas eram tão seguras que usavam carros de papelão. As pessoas não querem comprar produtos ruins. Se tiverem opção sempre escolherão o mais bonito, seguro, confortável ou qualquer outro ponto mais vantajoso. A concorrência internacional acaba com o comunismo.

Na Polônia, um de cada três adultos era considerado suspeito pela polícia secreta soviética. Stalin executou 250 dos 300 das maiores autoridades militares do país e o regime da Camboja eliminou um quarto da população do país em apenas quatro anos. Muitas coisas eram consideradas crimes. Ter uma Bíblia, homossexualismo, falar um língua estrangeira, ouvir rock, usar óculos. Como as pessoas poderiam trabalhar tranquilamente e produzir com tantos perigos sobre eles?

Outro ponto é o planejamento central. Na União Soviética havia um plano quinquenal. Era definido quantos e quais modelos de sapatos seriam feitos nos próximos cinco anos, a produção de alimentos, lâmpadas, enfim ,tudo. Mas é impossível saber quantos ficarão gripados em cinco anos. Um líder soviético viu uma farmácia nos Estados Unidos e perguntou, como o governo faz para reabastecer essa loja? A resposta é simples, não é necessário. Os fabricantes e vendedores se encarregavam disso. Ficava muito mais fácil para a indústria mudar de rumo. Também para o governo, que poderia dedicar seus esforços em outras áreas.

Bandeira da União Soviética. Não tem foice e martelo. Possui martelo e cutelo
Fonte da imagem: Wikipedia

Duas perguntas foram feitas no Brasil. É papel do governo ajudar os pobres? 83% Sim. É papel do governo ajudar os pobres, mesmo que para isso seja necessário aumentar impostos? 39% Sim. As pessoas em geral não estão dispostas a simplesmente transferir seu dinheiro a outros. Por mais que o fim da Bolsa Família seja impopular, o aumento de impostos para melhorar a Bolsa é também impopular. Já se disse muito que o comunismo dura até acabar o dinheiro dos outros. A URSS acabou sem dinheiro. Para evoluirmos é necessário incentivo, velocidade e inovação. O que não acontece em regimes comunistas. Apesar disso, havia vantagens. A educação tinha um nível excelente, não havia pessoas passando fome e o básico sempre existiu para a população. Mas não é o básico que a população geral quer. Não quer só comida, quer comida, diversão e arte. O desejo de ter calças jeans, viajar, tênis e outras coisas acabaram com o comunismo.

PS: A China possui uma ditadura única no mundo. Mas ainda hoje dificuldades semelhantes acontecem em Cuba e Coreia do Norte. Comunismo e Socialismo não são sinônimos, mas foram usados como se fossem. Comunismo segue o Manifesto de Karl Marx. O socialismo é uma etapa para o Comunismo de Marx. Seu livro diz que os países ricos teriam cada vez mais pobres. Eles ficariam insatisfeitos e criariam o socialismo, dando todo o poder ao estado e eliminando propriedades privadas. Depois haveria o comunismo. Provavelmente ele nunca acontecerá na prática, já que os países mais ricos tem grande classe média e não são queixosos, como Marx previu.

Por que a União Soviética acabou?

Comentários

Enviar um comentário

O blog mudou para https://amigodoaladim.wordpress.com

Getúlio Vargas: Ele foi bom ou ruim para o Brasil? Como conseguiu se reeleger após ser um ditador duas vezes?

Por que os filmes de super-herói fazem tanto sucesso?

HQ e mangás. Qual a diferença?