Por que os Estados Unidos são tão ricos?


Depende do que define como riqueza.  Na lista das vinte melhores cidades do mundo para viver da revista Exame, não há nenhuma cidade deles, mas três do Canadá. A vencedora é Viena. A diferença vem do PIB e PIB per capita. PIB é a soma de todos os produtos e serviços gerados em um país. O per capita é o PIB divido pelo total de habitantes. Os EUA são o sétimo no per capita (Luxemburgo líder) e primeiro no total.  O Brasil é o nono no total e 72º no per capita. O que explica por que somos um país rico mas o povo não é. Os dados são de 2019.

Se fala muito em escolas que a principal diferença é que os EUA, Austrália e Nova Zelândia foram colônias inglesas. Mas Índia, Jamaica e Africa do Sul também. Mas os três primeiros foram colônias de povoamento. Os puritanos não gostavam da maneira como estava a religião na Inglaterra e decidiram mudar até os Estados Unidos para viver sua religião de maneira mais pura e sem interferências externas. Os americanos não sabem quando o país foi descoberto nem por quem, mas sabem quando a primeira colônia permanente foi feita em 1606 na Virgínia. Pessoas que desejam fazer a vida em um país investem muito mais do que quem deseja apenas ficar rico e voltar para casa, como os portugueses.

Territórios que já foram britânicos. Fonte: Wikipedia

A primeira universidade dos Estados Unidos foi Harvard, em 1636. No Brasil em 1792, quando já existia mais três faculdades americanas que hoje estão na lista das dez com mais prêmios Nobel hoje. Até 1808 era proibido no Brasil haver indústrias e imprensa. Os Estados Unidos já tinham um indústria naval forte o bastante para bombardear a Líbia em represália aos ataques de piratas. Com solo ruim para os produtos mais valiosos da época, buscaram vender manufaturados para o Caribe, ainda como colônia. Havia circulação de três milhões de jornais em 1776, o que o Brasil só conseguiu no século XX. 99% da população brasileira era analfabeta em 1822, nossa independência.

Os que buscaram a vida nos Estados Unidos acreditavam que eram predestinados a fazer de lá o melhor lugar do mundo. Também acreditavam que dinheiro era uma bênção de Deus. Até os escravos eram alfabetizados já que também liam a Bíblia. Os dos EUA se orgulham de dizer que são self made man. Significa que se fizeram por si mesmo. Ver um carro de luxo do lado deles é um sinal de que devem acordar mais cedo e trabalhar e estudar mais. São mais ambiciosos e acreditam precisarem de mais coisas do que os brasileiros. As férias e carga horária não são reguladas, mas negociadas caso a caso. Possuem muito menos direitos trabalhistas. Um sinal de que não querem tanta segurança como FGTS e seguro desemprego como é buscado no Brasil, mas sim dinheiro em si. Acreditam que devem ter sua poupança e meios de passar pelos momentos difíceis enquanto no Brasil se espera alguma atitude do governo.

Os Estados Unidos nunca tiveram uma ditadura. As trocas do poder sempre foram pacíficas. A última guerra em solo americano foi no começo do século XIX, excetuando a Guerra Civil e as guerras indígenas. É uma estabilidade que não existe na América Latina, o que permite planejamentos a longo prazo. Nunca houve hiperinflação e o sistema bancário também é do princípio do século XIX. Já havia ferrovias ligando o país todo antes de 1900. Outro ponto é que uma indústria acaba levando muito a construção de outra. O chamado círculo virtuoso. Havia indústria naval, que levou a de pesca, depois à caça de baleias, depois ao querosene. Daí para gasolina.


A Europa foi o palco principal das duas guerras mundiais. Os Estados Unidos não só mantiveram indústrias e poder agrícola como ainda venderam minerais, alimentos, armas e outros materiais nas duas guerras. Forneceu empréstimos para a reconstrução europeia e japonesa. O Brasil na época ainda era muito visto como um arquipélago, com ilhas (estados) separados. Uma nação rural com muito potencial. Mas ainda sem o que vender, exceto algumas matérias prima. Oportunidade perdida. Outro ponto, taxas e burocracia. Os impostos americanos sempre foram baixos e abrir uma empresa sempre foi simples e rápido. Enquanto isso, no  Brasil quase metade do que se paga é imposto e montar uma empresa leva muito tempo e se exige em várias ocasiões especialistas.

Comentários

O blog mudou para https://amigodoaladim.wordpress.com

HQ e mangás. Qual a diferença?

Getúlio Vargas: Ele foi bom ou ruim para o Brasil? Como conseguiu se reeleger após ser um ditador duas vezes?

Por que os filmes de super-herói fazem tanto sucesso?