Qual a maior injustiça da história do Oscar?


Taxi driver, tem uma cena que fez com que Robert de Niro fosse conhecido como o grande ator que é.  O roteiro dizia para ele apenas olhar para o espelho, mas ele mostrou como um ator realmente bom não precisa de muita coisa. Abaixo pode ver a cena em inglês e aqui em português. Apesar disso, perdeu o Oscar de melhor filme e diretor para Rocky, além de De Niro ter perdido o de melhor ator. Scorcese já foi considerado um injustiçado por não ter vencido também com Os Bons Companheiros e A Invenção de Hugo Cabret, mas venceu por Os Infiltrados. Taxi driver fica melhor conforme o filme vai chegando ao seu fim, como todo bom filme deve ser.


Se fala muitos de dois filmes que se tornaram clássicos e influenciaram muitos filmes: A Felicidade Não Se Compra e Cidadão Kane. O primeiro mostra como seria a vida das pessoas a volta do protagonista se ele nunca tivesse nascido, muito imitado. O segundo é reconhecido pela sua direção e roteiro na época sem precedentes e costuma vencer muitos prêmios de melhor filme já feito, especialmente quando os profissionais do cinema votam. Porém, os dois se tornaram o que são depois de muito tempo, naquele ano ainda não se sabia que se tornariam clássicos. Outro exemplo de como o modo de se ver muda com o tempo, Titanic não é superior a Gênio Indomável ou Melhor é impossível, mas na época foi a maior bilheteria de todos os tempos e bateu o recorde de premiações. Envelheceu mal, os outros dois são muitos mais lembrados hoje. Inclusive muitas pessoas disseram que mudaram de vida vendo Melhor é impossível.

Em 1941 , o esquecível Rebecca, venceu O grande ditador. Foi o único Oscar de Melhor filme para Alfred Hitchcock, que nunca venceu um prêmio de melhor diretor mesmo sendo evidentemente melhor diretor de Hollywood por pelo menos vinte anos. Fez clássicos como Janela Indiscreta, Um corpo que cai, Festim Diabólico e Disque M para matar. Foi um dos poucos diretores que fez com que o público fosse ver o filme porque era dele, algo parecido com o que Spielberg fez décadas depois. Vemos então uma injustiça dupla


Charlie Chaplin foi extremamente ignorado, mas não foi sem motivo. Era considerado comunista; o que não é verdade; e judeu em um tempo que dar um prêmio para eles seria ofensivo para muitos anti-semitas, apesar de também não ser judeu. Não se naturalizou americano, o que foi visto com muita desconfiança num período em que achava até que ele fosse espião. Porém, ganhou o Oscar de 1972 de trilha sonora, mas seus clássicos Luzes da Cidade e Tempos Modernos não foram indicados para nenhum prêmio. Foi indicado também pelo roteiro de Mounsier Verdoux, mostrando a versatilidade, indicado ao Oscar como diretor, produtor, roteirista, compositor da trilha sonora e ainda como dono do estúdio. Era público que seu Oscar de 29 foi usado para não bater a porta. Ganhou pela versatilidade, honorário, apesar de indicado como melhor ator e diretor. Porém, em 1972 teve o maior aplauso da história do Oscar, com 12 minutos de aplausos em pé, o que mostra que a Academia sabe que foi uma grande injustiça.

Em 1953 O Maior Espetáculo Da Terra ganhou de Matar ou Morrer, Cantando na chuva e Assim estava escrito. Costumeiramente se fala que aquele foi o pior filme a ganhar o prêmio de melhor filme, o que não é uma verdade, apenas venceu aquele que é considerado o melhor western (não é), o melhor musical já feito, título  muito merecido e aquele que demonstrou que o melhor como funciona a produção de um filme, a metalinguagem que tanto é querida pelos que votam no Oscar. Abaixo pode ver uma cena pouco famosa do filme, mas que mostra a grande qualidade dos dançarinos. Um ano antes, Sinfonia de Paris, também musical, foi outra grande injustiça, vencendo Uma Rua Chamada Pecado e Um lugar ao Sol. Assim como em 59 foi surpreendente Gata em Teto de Zinco Quente perder para Gigi.


A volta ao mundo em 80 dias venceu em 1957 O rei e Eu e os 10 mandamentos, uma pena para Yul Briener. Um épico e um clássico. Também venceu Assim Caminha a Humanidade, com Elizabeth Taylor e James Dean. Quem assistiu os quatro sabe que os três que perderam são muito superiores ao vencedor.  Carruagens de fogo em 1982 venceu Indiana Jones e o Templo da Perdição. E em 1990 Conduzindo Miss Daisy venceu Sociedade dos Poetas Mortos. Dois filmes que são assistidos ainda hoje com frequência, com aprovação de mais de 90% contra dois filmes ignorados. Shakespeare apaixonado venceu O Resgaste soldado Ryan, Central do Brasil e A Vida é Bela. Foi uma demonstração de como as vezes a política auxilia um filme a vencer prêmios, pois venceu três filmes muito marcantes com um roteiro e atuações esquecíveis. Central do Brasil perder de A vida é bela, não foi uma injustiça, mas um sinal de como filmes de temática de guerra tendem a vencer, escolher um ou outro é apenas questão de preferência. Central do Brasil teve grandes chances como Melhor filme estrangeiro e Fernanda Montenegro como Melhor atriz, essa sim uma injustiça.

Em 2010 o Discurso do Rei venceu A rede social, Toy Story e Cisne negro, mostrando que o título para o maior espetáculo da terra de pior melhor filme não é merecido. Stanley Kubrick, diretor de o Iluminado com 4 filmes entre os 100 melhores da história é tido como o mais injustiçado. Porém, é mais um caso de fama difícil de ser entendida. Os filmes são difíceis de serem assistidos, alguns com cenas muito longas e não necessariamente há ligação entre elas, exigindo esforço para que se chegue ao final de absolutamente todos os filmes dele, apesar de uma das definições de um bom filme ser "três cenas boas e nenhuma ruim". Todos os filmes de Kubrick possuem cenas ruins, em vários casos mais de uma.

Fonte: Filmow

Por último, Um Sonho de Liberdade. Os outros injustiçados ao menos conseguiram ser famosos, porém este usualmente é ignorado, apesar de muitos que o assistem terem como filme favorito. Não é  de nicho, tem a temática de injustiça e vida na prisão, sendo seu nome em inglês com o nome da cadeia e redenção. A imagem de divulgação também não é um grande auxílio. Porém, depois de ser colocado em exibição em televisão sua popularidade aumentou muito. Indicado a sete prêmios em 95 e inexplicavelmente não venceu nenhum, perdendo para Forrest Gump em várias categorias. O maior site de cinema dos Estados Unidos o tem como o filme favorito da votação dos internautas de o melhor filme já feito. Fica em quarto na revista Empire e em primeiro na BBC. Considerando-se todas as faixas etárias, é o único bem avaliado em todas. Definitivamente é o melhor filme que não ganhou um Oscar sequer.  Provavelmente o melhor a não ganhar o prêmio de melhor filme. Qual acha que foi o mais injustiçado? Deixe nos comentários.

Comentários

Enviar um comentário

O blog mudou para https://amigodoaladim.wordpress.com

Getúlio Vargas: Ele foi bom ou ruim para o Brasil? Como conseguiu se reeleger após ser um ditador duas vezes?

Por que os filmes de super-herói fazem tanto sucesso?

HQ e mangás. Qual a diferença?