Livros: Por que tantas adaptações de livros são tão diferentes dos originais? Qual o mais vendido. Qual o mais influente do Século XX?

Temos a tendência a achar que filmes tem um roteiro pronto que sempre é seguido. Usualmente não é o que acontece. Fazer um filme é um trabalho coletivo, com roteirista, diretor, editor, produtor e atores. Muitas vezes inclusive não existe só um em cada uma das funções. Algumas cenas são excepcionalmente caras, como as que envolvem explosões, fogo e chuva, então os estúdios só as usam quando necessário. Outra questão é que os públicos são diferentes, apesar de que a princípio não deveriam ser. Um exemplo simples, a série Guerra Civil da Marvel envolve mais de 100 HQ's. Como transformar em um filme? O que fica de fora? Quem viu o filme vai ler também a série? Já leu?

Também há a questão dos direitos autorais dos personagens, muitos dos personagens Marvel foram vendidos para outros estúdios. Produtores e executivos dos estúdios nem sempre acham que o público em geral entenderá o filme. O público adolescente é maior que todos os outros somados. Alguns filmes não agradam a eles e é melhor financeiramente para as empresas modificar a história ao gosto juvenil do que seguir o livro por inteiro. Por último, um livro de 300 páginas levaria mais de cinco horas para ser adaptado em todos os detalhes. Dificilmente um filme dessa duração faria sucesso.

Qual o livro mais vendido do mundo?

Excluindo os livros  filosóficos, religiosos ou políticos (como o de Mao Tsé-Tung) é Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Provavelmente o fato de ter mais de quatrocentos anos ajudou bastante. Porém a venda de alguns é impossível saber, como Orgulho e Preconceito e os Miseráveis. Dos mais recentes , com autor conhecido e números confiáveis, O Alquimista, de Paulo Coelho.

Fonte: Livrariascuritiba
Qual o livro mais influente do Século XX?

A pesquisa mais completa é a lista do jornal Le Monde que respondeu a pergunta: "Que livros ficam na sua memória"?. Em primeiro lugar ficou O Estrangeiro, de Albert Camus. Conta a história de um rapaz que perde a mãe na morte e pouco tempo depois mata um árabe e é julgado em grande parte pela sua reação após ficar órfão. Hoje é mais conhecido por ser a base de uma música do Queen e outra do The Cure. Em segundo lugar, Em Busca do Tempo Perdido, de Proust, com quase 3.500 páginas na edição de bolso. Isso mostra a grande dificuldade de listas assim. É muito mais comum falarem o que pensam que querem ouvir em listas assim. Afinal, com certeza mais pessoas leram e foram influenciados por Asterix,o Gaulês; ou O Lótus Azul, da série Tintim do que por Proust. Porém, ficaram em 23º e 18º, apesar de ter feito com que muitas pessoas pegassem gosto pela leitura. O Cão dos Baskerville, de Conan Doyle, ficou em 44º. É o livro mais famoso de Sherlock Holmes e apesar de não ser o inventor do romance policial, com certeza é o que mais influenciou seu ramo. Muitos passaram a ser mais detalhista e a perceber traços de autismo em outras pessoas, o que auxiliou muitos a serem diagnosticados, além de provocar mudanças no método policiais.

1984, de George Orwell, que ficou em 22º, fala sobre o Big Brother, o Grande Irmão que vigiava a todos e tinha um governo central que fazia as pessoas adorarem o partido central e manipulava a todos, o maior exemplo de totalitarismo. Desenvolveu muitos medos de governos centrais muito fortes do surgimento das extremas esquerda e direita e travando a felicidade e o desenvolvimento das nações.. Em 21º, Admirável Mundo Novo, seu contraponto. Nele as pessoas deveriam ser tão prosmícuas quanto conseguissem. Também era obsceno ter um filho, eles surgiam numa "proveta" gigante e pública. Ter religião era uma demonstração de ignorância e as pessoas ficavam trabalhando excessivamente, se divertindo excessivamente e evitando todos os seus sentimentos, por mais rasos que fossem, por utilizar grandes quantidades de uma droga, o soma. Seu escritor Huxley, acreditava que a busca por prazeres faria mal para a humanidade em geral e foi base para admirável gado novo e admirável chip novo, de Zé Ramalho e Pitty. Os dois livros deram início às distopias, sociedades em que tudo é o oposto do que deveria ser. Esses dois junto com o Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry são os escolhidos. Muitas pessoas leem esse livro todos os anos e dizem ver algo diferente, inclusive crianças.

Comentários

  1. Uau! Respondeu bem minhas dúvidas. Nunca havia pensado em muitas questões que foram citadas, como direitos autorais, mudança para agradar o público-alvo etc. Excelente!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O blog mudou para https://amigodoaladim.wordpress.com

Getúlio Vargas: Ele foi bom ou ruim para o Brasil? Como conseguiu se reeleger após ser um ditador duas vezes?

Por que os filmes de super-herói fazem tanto sucesso?

HQ e mangás. Qual a diferença?