O cientista brasileiro mais famoso

José Bonifácio de Andrada e Silva, o José Bonifácio, é conhecido como o Patriarca da Independência. Apesar disso, foi um cientista brasileiro de altíssimo nível, o mais conhecido do Brasil. A Medalha Nacional de Mérito Científico tem a imagem de José Bonifácio. Há uma estátua em sua homenagem em Nova Iorque, no Parque Bryant, e uma galeria na Universidade de Coimbra com seu nome.Uma pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia nos diz que 93% dos brasileiros não conhecem o nome de nenhum cientista brasileiro, pesquisa de 2019.

Quatro minerais foram descobertos por José Bonifácio. Um deles, a petalita. Estudos posteriores deste mineral causaram a descoberta do lítio, que é o material utilizado nas baterias de celulares, notebooks e carros elétricos. A petalita também torna fornos de micro-ondas mais eficientes. Também descreveu oito variedades de minerais já conhecidos e tem outro mineral, andradita como uma homenagem a ele. Escreveu sobre uso do solo na agricultura, necessidade de reflorestamento em Portugal e como fazer isso, e sobre a administração de minas.

Nascido em 1763, formado na Universidade de Coimbra em filosofia natural e matemática. Aos 37 anos era um cientista conhecido e consagrado e se torna professor de metalurgia em Coimbra, curso criado para ele e dirigir a Casa da Moeda e a Casa das Minas. Presenciou a Revolução Francesa in loco (estando na hora e local em que ocorria o evento) e lutou contra Napoleão entre 1808 e 1810. Até este ponto, um currículo de altíssimo valor, superior a todos os governantes do Brasil até hoje. Possuía mais de seis mil livros em sua casa quando morreu.

José Bonifácio
É comum a comparação de Thomas Jefferson com José Bonifácio. Apesar do primeiro ser costumeiramente reconhecido como um dos cem mais importantes da humanidade e um gênio, por conta da construção de seu palácio residencial, José Bonifácio leva vantagens. Jefferson acreditava ser necessária a violência na construção de uma nação, Bonifácio não. Thomas Jefferson disse na declaração de independência dos EUA, seu maior feito, disse que todos os homens eram iguais, mas mantinha muitos escravo. Porém, José Bonifácio era contra a escravidão e seus estudos tiveram uma aplicação prática muito evidente e ainda temos os efeitos disso.

Bonifácio também era  a favor da incorporação dos índios à sociedade (o governo brasileiro ainda hoje favorece muito mais a criação de reservas indígenas) e da miscigenação, o que é o oposto do que ocorre nos Estados Unidos ainda hoje. José Bonifácio também era a favor da reforma agrária, dividindo os latifúndios, a favor da preservação e renovação das florestas e do planejamento urbano, sugeriu a criação de Brasília, uma capital no centro do Brasil. Ele já desejava criação de uma faculdade no Brasil e escolas grátis para todos (a ideia de que educação auxilia o desenvolvimento econômico é bem mais recente, da década de 1970).

Em 1821 José Bonifácio se tornou político e fez todas aquelas propostas na Corte Portuguesa, e todas foram recusadas. Em janeiro de 1822 se torna o primeiro ministro do Brasil, e começava sua história como Patriarca da Independência, aos 60 anos. Em 1824 se exila na França, ficando lá por seis anos, por conta da oposição de seu irmão ao Imperador na Assembleia Constituinte de 1823, onde os dois eram deputados. A Assembleia foi desfeita e o próprio Imperador fez uma Constituição em 1824. Volta ao Brasil em 1829 e dois anos depois se torna tutor de Dom Pedro II, retirado em 1833 pelo Regente Feijó, governador do Brasil na época. Seu tempo como político foi bem curto, mas o bastante para o deixar famoso.

Comentários

O blog mudou para https://amigodoaladim.wordpress.com

Por que os filmes de super-herói fazem tanto sucesso?

Getúlio Vargas: Ele foi bom ou ruim para o Brasil? Como conseguiu se reeleger após ser um ditador duas vezes?

Samba ou pagode? Xote ou forró? Rock 'n roll ou só rock? Aumenta o som e curta.