E se não houvesse a Segunda Guerra Mundial?



Procurar respostas a essas perguntas é chamado de história contrafactual. Apesar de haver muitos pontos históricos, parte é ficção, porque esse é um exercício de imaginação. Pesquisadores procuram essas respostas pois é uma maneira de entender os desdobramentos de algo específico na história.

"Não queremos negros na escola" duas vezes, em tradução livre. Foto dos anos 60
"Greve contra a integração"( permissão de brancos e negros na mesma escola)

Entre as certeza, a primeira é que o antissemitismo continuaria forte. A Alemanha não era o país com mais judeus nem o país em que eles eram mais odiados. A Polônia tinha mais judeus e houve massacres contra eles na Rússia no século XIX e durante a Revolução Comunista. A princípio os alemães queriam expulsar os judeus, não exterminar. Apenas durante a guerra se esforçaram para a eliminação total, pois acreditavam que eram traidores da nação. A guerra causou o Holocausto, que por sua vez fez com que o apelo pela criação de Israel se fortalecesse. Os judeus eram vistos como pragas a serem eliminados pelos nazistas e sempre foram perseguidos pela questão religiosa. Mas apenas com Hitler eles foram definidos como etnia, já que a conversão ao cristianismo não mais os permitia serem bem vistos.

A luta pelo racismo não existiria. Martin Luther King e Mandela não ganhariam o prêmio Nobel. Não se pode negar que ainda há muito racismo. Mas não temos leis que dizem onde brancos, mestiços e negros devem se sentar, como houve por muitos anos na África do Sul. O casamento interracial foi crime nos Estados Unidos. A ideia hoje de impedir que pessoas não se casem por serem de tons de pele diferentes é chocante. Também não vemos mais pogroms e linchamentos. As fotos desse artigo são da década de 60. Hoje isso seria impensável. Na época era normal. A guerra nos minimizou a ideia de uma "raça" superior. A ideia de esterilização forçada é chocante. Mas foi lei nos Estados Unidos até um período após a Segunda Guerra e até 1975 na Suécia. Ocorria quando se considerava alguém idiota, incapaz, imbecil ou inferior. Essa "purificação" de genes tem o nome de eugenia. Pogroms são massacres contra judeus.

"Eu sou um homem" Protesto em Memphis , 1969. 

Os Estados Unidos não seriam tão ricos ou relevantes mundialmente. Além de passarem sem grandes danos ao território na guerra, venderam armamentos, petróleo e outros bens. Após a guerra financiaram a reconstrução europeia, o que fortaleceu sua economia e deixou mais claro quem era a grande potência.

O Colonialismo continuaria forte. As nações asiáticas e africanas aproveitaram a oportunidade de buscarem sua independência no enfraquecimento financeiro europeu. As forças para manterem as colônias diminuiu. A criação da ONU fez com que a anexação de novas terras pela força passasse a ser mal visto. O uso de mão de obra nativa também passou a ser mal encarado.

O computador foi inventado na Segunda Guerra para solucionar o Enigma, código nazista de guerra. Essa é a versão mais aceita. Mas isso varia conforme a definição de o que é um computador. Ainda teríamos sua invenção, já que máquinas de calcular programáveis existem desde o século XIX. A bomba atômica e outras invenções bélicas talvez existisse mais tarde, mas a humanidade sempre viveu em guerra e se não tivéssemos a Segunda Guerra Mundial outra estimularia a criação desses armamentos. Com base nos prêmios Nobel per capita dos países envolvidos, cerca de vinte vencedores do Nobel morreram na guerra. O mundo teria se desenvolvido mais sem a guerra, especialmente porque os gastos com ela não teriam acontecido.


A Guerra fria seria diferente, ou sequer existiria. Sem os Estados Unidos como o que é hoje, quem combateria os comunistas? Os nazistas tinham um pacto de não agressão aos soviéticos e a quebra dele é vista como o motivo principal da perda da segunda guerra. Seu cumprimento permitiria um poder mais dividido no mundo, entre Japão, Alemanha, URSS, Estados Unidos e Reino Unido como forças maiores. Alemanha e Japão tinham uma aliança entre eles. Se houvesse a Guerra Fria seria entre nipo-alemães e anglo-americanos, com a URSS à margem do mundo, como se manteve na grande depressão.

A Segunda Guerra Mundial poderia ter sido evitada? De várias maneiras sim. Hitler queria anexar os países que falavam alemão, o que foi permitido. Apenas quando anexou a Polônia a guerra começou. Se ingleses e franceses não se envolvessem a Alemanha perderia a guerra para a URSS. Ou poderiam ter se envolvido mais tarde, quando Hitler já estava em situação difícil contra os russos. Não era necessário que a Alemanha declarasse guerra contra os Estados Unidos após Pearl Harbor, já que o Japão agrediu os EUA e não ajudaram em nada a Alemanha em seu pacto. Rasgar esse pacto ajudaria Hitler. A Guerra ficando apenas na Europa já não seria mundial.

Os envolvidos na Segunda Guerra Mundial, conforme a passagem dos anos

Enquanto Hitler estivesse no poder a guerra seria buscada. Vários atentados contra ele aconteceram e, claro, nenhum teve sucesso. Sem a Segunda Guerra o Brasil seria mais alinhado aos nazistas, pela ideologia fascista do governo de Getúlio Vargas e pela grande colônia germânica. A Argentina foi de fato aliada nazista, fornecendo inclusive apoio aos que perderam a guerra. Porém não é natural esperar que a situação econômico-social fosse muito diferente. Talvez até fosse pior, porque os investimentos dos EUA seriam mais fracos aqui.

Por que a Alemanha perdeu a Segunda Guerra Mundial?

Imagens da Wikipedia quando não citada outra fonte.

Comentários

  1. Há males que vêm para o bem. Em grande parte das coisas ruins existe algo de bom.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O blog mudou para https://amigodoaladim.wordpress.com

Getúlio Vargas: Ele foi bom ou ruim para o Brasil? Como conseguiu se reeleger após ser um ditador duas vezes?

Por que os filmes de super-herói fazem tanto sucesso?

HQ e mangás. Qual a diferença?