HQ. Por que falam que o Batman é gay? HQ é só para crianças?
Não é sem motivos e ao contrário do que dizem não é por causa do filme de George Clooney onde havia um diretor assumidamente gay. A fama é bem mais antiga. Na década de 50 havia uma campanha contra HQ's dizendo que eram uma das causas da delinquência juvenil. Interessante que vez por outra alguns modismos são conhecidos como causa da delinquência, houve a mesma questão com videogames e rock por exemplo. Com o Batman já havia a questão do homossexualismo. A criação do Robin foi feita para que as investigações dele tivessem alguém para ouvir o que ele estava pensando de modo mais interessante que balões de pensamento. Também poderia ter alguém para perguntar algum ponto não claro ou que não fosse natural o Batman pensar por si só e um ponto mais fácil dos leitores se verem nas historinhas e se sentirem mais parte delas. As vendas dobraram com o Robin.
A princípio o Batman tinha um clima um tanto pesado para crianças, o que incomodava os pais. Com Robin houve um tanto a mais de humor e se tornou mais fácil fazer de Batman um Sherlock Holmes com problemas psicológicos. Em sua primeira história, os pais de Robin(Dick Tracy) morrem em um acidente de circo e Bruce Wayne(Batman) decide esconder ele em sua casa. Agora, se foi um acidente, por que escolheram a opção esconder em vez de cuidar dele em casa? Em tempos em que não se pensava na possibilidade de pedofilia e se valorizava muito mais a ideia de se casar e ter filhos não se veria como estranho a ideia de adoção. Por exemplo, o Arqueiro Verde adotou Ricardito, Super-Homem adotou Jimmy Olsen. E não houve história alguma com isso. No filme do 1995 tudo se torna mais difícil de explicar. Por que um rapaz de vinte anos órfão que já tem um emprego iria querer morar com um homem bem mais velho que nunca viu antes? Não seria mais natural procurar seguir a vida ou pelo menos buscar apoio emocional com seus colegas de circo com quem ele viveu a vida toda?
Algumas coisas são difíceis de explicar. Por que o Batman e Robin subiriam pela mesma corda? Não seria mais seguro cada um usar a sua? Se um cair não derruba o outro. Se for cortada só cai um. Existe a questão do peso. Digamos que ignora tudo isso, você escolheria ficar tão próximo a outro homem numa situação dessas? Dizem que é simplesmente para ficar mais fácil o enquadramento dos atores ou visualização melhor dos personagens. Mas ainda assim, poderia ter mais uma corda.
Uma trama comum nas primeiras histórias do Robin nas HQ's mostravam um ciúme muito grande dele toda vez que Batman tinha algum interesse amoroso e medo de ele encontrar outro parceiro contra o crime, e em várias dessas histórias ele está chorando ao ponto de soluçar. Com certeza histórias onde os dois passeam ao luar em barcos a remo, vão jantar em locais românticos, dormem juntos ou vão fazer sessões de bronzemento juntos e nus não ajudaram a deixar a questão mais próxima a relação entre Arqueiro e Ricardito. Afinal, por que alguém que tem uma mansão escolheria dormir todas as noites ao lado de outro homem se possui muitos outros quartos disponíveis? E mesmo se fosse dito que poderia ser uma proteção a um jovem, por que essa proteção não envolve, sei lá, algo como não deixar ele na frente de bandidos violentos como o Coringa? Eu deixaria um filho de mais de 10 anos dormir em outro quarto tranquilamente mas jamais deixaria ele me acompanhar em uma operação contra um sequestrador como o Batman fez muitas vezes. Já preocupada com o surgimento de muitas perguntas para a editora foi criado Alfred. Porém não resolveu a questão, já que o Bruce certo dia acordou Dick dando tapas em sua bunda num aniversário.
Se reparar bem, nota-se que são duas camas. Até Os Flinstons teve uma polêmica, onde o casal Fred e Wilma dormem em uma cama de casal. Até lá mesmo em filmes havia duas camas juntas, uma ao lado da outra. Porém, elas estão uma ao lado da outra, já que não se vê espaço entre as camas, apenas entre as cabeceiras, o que era o padrão em casais da época. Já foi dito também que seria para facilitar a dinâmica da história. Porém, seria difícil colocar ele acordando Robin em outro quarto?. Por último, uma história da Liga da Justiça. Nela toda pessoa que foi tocada pelos personagens da Liga poderia morrer. Enquanto os outros pensam em suas namoradas, em quem o Batman pensa?
Resumindo. Eles dão muitos motivos.
HQ é para crianças?
Não. A idade média de um leitor de Hq nos Estados Unidos era de 30 anos em 2007. Em 1989 era de 18 anos. No Brasil a Turma da Mônica tem cerca de 70% do mercado nacional, o que fortalece a ideia de ser infantil. Porém, para ver que base para se percebermos que o mercado não é exclusivamente infantil basta verificar como são mostrados nos filmes e séries. Muitos adultos e adolescentes. Poucas crianças. Na Europa também não é infantil, há vários modelos diferentes. Por exemplo, Barbarella e Watchmen.
Fonte das imagens: https://splashpages.wordpress.com/2017/09/20/porque-batman-e-robin-tem-fama-de-gays/
Resumo: eles dão motivos de sobra!! Coisas que poderiam ser evitadas, mas eles fazem questão de praticar! Kkkk
ResponderEliminar