Como Hitler aconteceu?
Governo forte
Estou apenas seguindo ordens.Essa resposta é ainda mais comum do que se pensa. Em 1961, Yale fez uma experiência. Um ator seria o aluno. Um voluntário o professor. Cada resposta errada fazia o aluno levar um choque que começava com 15 volts. Cada resposta era 15 volts a mais até 450 no fim do teste. O ator dizia ter problemas cardíacos . Depois de alguns choques, ele se contorcia e socava a parede, além de implorar pra sair do teste. A maioria dos voluntários pedia pra parar o experimento, o que todos podiam fazer. Então o autor do estudo intervinha. Dizia, por favor continue. Depois, o experimento exige que continue. A terceira fala era é essencial a continuação. A quarta, você não tem escolha. Apenas assim havia a interrupção. Mais de 60% dos voluntários deram os choques que terminava com três choques de 450 volts. O ponto, pessoas comuns podem fazer coisas más alegando que estão só seguindo ordem, e a maioria faz isso. Foram pagos pra isso, não tinham escolha e por aí vai. O ator não sofreu, porque não havia choques reais.
Quem ia contra o nazismo poderia sofrer reais consequências. Mas o povo em geral era a favor do Hitler. Deixou a Alemanha mais rica, a ciência disse para eliminarem a praga judaica e todo mundo ajudava. Algo parecido com a escravidão, todos tinham escravos e por que não comprar um também? Olhando os vinte anos anteriores os alemães viam fome, guerra perdida e caos. Com Hitler viam uma boa economia, o país respeitado internacionalmente e o segundo maior PIB mundial. As artes floresciam fortemente, com filmes ainda hoje muito respeitados. Ele fez os maiores Jogos Olímpicos até então, em 1936. E quem sofreu com isso foi um grupo que nunca foi muito querido, os judeus. A maior religião alemã é o luteranismo. E Martinho Lutero disse que os alemães estão em falta por não matar todos os judeus e queimar suas escolas, sinagogas e saquear suas casas.
Eugenia
A genética é um dos ramos mais novos da ciência. Surgiu apenas no século XIX. Darwin criou a teoria da evolução e a ideia de que apenas os mais fortes sobrevivem. Em um período próximo, Mendel fez experimentos com ervilhas e percebeu que cruzar ervilhas causava variações em várias gerações. Isso fez com que surgisse a ideia da eugenia positiva, estimular pessoas inteligentes, saudáveis, atléticas e bonitas a se casarem entre si. E depois a eugenia negativa, com a ideia de que pessoas inferiores geraria descendentes inferiores, como as ervilhas de Mendel. Mas, essa carimbo da pseudociência da eugenia ajudou. A genética era muito nova como meio de pesquisa então ainda não se sabia sobre seu erro.Os arianos, brancos "puros" foram considerados o povo mais evoluído do mundo. E judeus os inferiores. E a mistura criaria danos a todos.
Fonte: Gshow |
O método científico diz que uma experiência repetida deve sempre ter resultados repetidos. E que deve ser feito em uma grande amostragem. Além de ser algo inegável. Por conta disso, a teoria da evolução é na verdade a hipótese da evolução, porque não conseguimos reproduzir em laboratório os mesmos resultados que ocorreram na natureza. Muitos testes foram feitos nas moscas das frutas, com mutações repetidas e na imensa maioria dos casos, os que passaram por isso eram inferiores aos "naturais" e não passavam a mutação adiante. Também, o fato de haver evoluções que não fazem sentido dificulta as bases da teoria de Darwin. Ficando apenas em um ponto, Neandertais eram mais fortes, resistentes ao frio, bactérias e parasitas que os humanos atuais, além de ter cérebro maior. A eugenia parte de uma hipótese, a evolução, e cria resultados a partir disso. Não é porque os pais são atléticos que os filhos serão. Como exemplo simples, o pai do Pelé foi um jogador da segunda divisão paulista. Seu irmão não conseguiu ser reserva no Santos. Seu filho foi um goleiro razoável. Além de vários outros parentes sequer terem tentado. Outras pseudociências são a grafologia, astrologia e a teoria da terra plana. Então o carimbo científico foi falsificado.
Perdas da primeira guerra mundial
A Primeira Guerra Mundial aconteceu porque um terrorista nacionalista sérvio matou o Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do Império Austro-Húngaro. Houve guerra entre a Sérvia e esse império. Porém, a Alemanha foi considerada a culpada por causar a guerra e como castigo teve que pagar uma dívida que levou mais de noventa anos para acabar, perdeu seus territórios com mais riquezas minerais para a França e foi proibida de ter exército e marinha. Faz sentido isso tudo para você?
O Império Alemão se tornou uma república. A economia esteve em frangalhos e houve a maior hiperinflação da história até aquela ocasião. Os preços aumentavam um quinto por dia. Graças aos juros compostos, os preços dobravam a cada três ou quatro dias. Uma mala valia mais do que o dinheiro que ela conseguia guardar. Um pão custava 200 milhões de marcos (moeda da época) em novembro, contra 250 em janeiro. Logo consertaram esse problema. Mas veio a Crise de 29, com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. Vários países quebraram junto. A Alemanha foi um deles. Quando há descontamento com os governantes é comum que a oposição vença. Então os nazistas venceram a eleição. Ao contrário do que muitos pensam, sim Hitler foi eleito democraticamente.
Nota de 50 trilhões de marcos. |
Hitler conseguiu resolver o problema alemão com investimento governamental. Comprou muitas empresas e decidiu que judeus não eram humanos então não seriam incluidos nos cálculos de desemprego e perderiam seus empregos para arianos. Também investiu em várias tecnologias, como o Fusca e a militar. Apesar da proibição, mas os outros países não tinham condições de impedir o expansionismo alemão. Grandes obras públicas foram feitas e o expansionismo territorial garantiu que não houvesse uma dívida impagável pelo governo.
Uma das regras mais universais da humanidade é que matar é errado. Mas quase todos aprendem nas escolas que se deve matar e morrer pelo seu país. A ideia de que somos diferentes dos que moram do outro lado do rio, da montanha, ou simplesmente do posto da Polícia Federal também é quase universal. Alemães não eram diferentes nesse ponto. Acreditavam que poderiam fazer guerras para tomar o que era dos que moravam do outro lado do Rio Reno e Danúbio, os franceses, italianos, holandeses e outros. E Alemanha em alemão é terra dos que falam alemão. Então deveria incluir mais terras ao seu país, como Áustria, parte da Polônia e outras. E aqueles que falam ídiche ou hebraico não eram alemães de fato. Sim, esses últimos são os judeus. Que foram considerados culpados pela Alemanha perder a Primeira Guerra Mundial e forçar a rendição do imperador. Mesmo eles tendo lutado junto na guerra.
Comentários
Enviar um comentário