A Palestina é um país? Aliás, o que é um país?


A Somalilândia possui seu próprio dinheiro, o xelim somalilândes. Sua capital, é Hargeisa, possui passaporte e seu governo é estável. Sua economia é relativamente forte e possuem forças armadas. As eleições acontecem com regularidade, o que na África é algo relativamente raro e é a única país do chifre da África sem piratas ou terrorismo. Apesar disso, não é oficialmente um país. A Somalilândia foi a antiga Somália britânica e se tornou independente antes da Somália italiana. Pouco tempo depois eles se uniram como Somália apenas e internacionalmente Somalilândia é tida apenas como uma província rebelde. A Somália, não possui um governo central desde 1991, porém é reconhecido por todos como país. A Guerra civil já vai para 19 anos, 60% de sua população é nômade e seu território é o local onde há mais ataques piratas do mundo. Seu território é dominado por diversos senhores da guerra e quase toda intervenção, seja militar ou de ajuda humanitária, dá maus resultados. 75% dos somalis são subnutridos,10% das crianças morre no parto e dos sobreviventes um em cada quatro não chega aos cinco anos. Ou seja, o país com governo não é considerado como um e o sem governo é. O que isso nos mostra?

Para um país ser considerado como um é necessário um território definido (a Antártica tem), um povo próprio (a Antártica não tem) e reconhecimento internacional. Ou seja, um país só é considerado um quando os outros também o consideram. O que impede a Somalilândia de ser reconhecida, de ir para a ONU e de ir para Olimpíadas e Copa do Mundo. Porém, a Somália pode. No caso da Somalilândia não se deseja incentivar uma separação unilateral. Após a descolonização apenas o Sudão do Sul se separou, através de plebiscito, ou seja, os dois lados aceitaram. O medo da União Africana é que outros países sigam o exemplo, como Biafra (região da Nigéria) e Saara Ocidental.

Mapa africano com Saara Ocidental no Norte e Somalilândia no chifre da África

O país de Saara Ocidental foi reconhecido por 84 países e pela União Africana. Hoje é reconhecido por 46, já que outros retiraram seu reconhecimento a espera de um plebiscito prometido mas nunca realizado. A Espanha o considera ainda como uma colônia, mesma posição da ONU. O Marrocos o considera parte do seu território, porém nenhum país compartilha dessa opinião. Então, para três quartos do mundo o Saara Ocidental não é um país. Porém, muitos, como o Brasil, defendem o direito do povo decidir seu destino me plebiscito. O Kosovo é reconhecido por 109 dos 193 membros da ONU. Apesar disso, não está na ONU, o que é quase uma definição final sobre o que é um país. Apesar disso, Kosovo é membro do FMI e do Banco Mundial. A Espanha, Rússia e China não reconhecerão Kosovo tão cedo porque há separatismo em seus países; com o País Basco e Catalunha, Crimeia e Tibete, respectivamente, buscando suas separações. Esses são os países sem assento na ONU mais reconhecidos no mundo.

Kosovo e sua posição no Sudesta europeu. Fonte da imagem:
https://medium.com/@devlinbiezus/kosovo-10-anos-declaracao-de-independencia-bbdcb466b572

A Palestina é reconhecida por 138 membros. É membro observador da ONU, sem direito a voto. Para um país entrar na ONU é necessário que nove dos quinze membros do Conselho de Segurança o aceitem, além dos cinco membros permanentes não usem seu poder de veto. Os cinco são China, Reino Unido, França, EUA e Rússia. Por conta disso o Taiwan não é membro da ONU. Apesar de ter sido um membro fundador  e do conselho de segurança até 1971, há uma questão política com a China. Em 1912 o Império Chinês caiu e foi formada a República da China. Em 1949 houve a guerra civil chinesa, que instaurou o comunismo e fez o antigo governo ir para o Taipé, onde está até hoje como capital do Taiwan. Com isso surgiu a questão, qual é o governo chinês de fato? Usualmente os outros países não reconhecem golpes de estado, como foi o caso chinês, pelo receio de apoiarem um golpe em seu próprio país, então o Taiwan foi reconhecido como o governo legítimo. Porém, na década de 70 muitos países mudaram seu reconhecimento para a República Popular da China, que é o que conhecemos apenas como China. Em grande parte ocorreu por motivos econômicos, quem não desejaria fazer negócios com a segunda maior economia do mundo e o país mais populoso? Mas , o Taiwan, 26ª maior economia e um tigre asiático é reconhecido como o governo chinês de fato por alguns países. Os dois países se reconhecem como o único governo de fato e o outro como rebelde e desejam anexar todo o território.

Situação parecida ocorre com a Coreia, onde uma não reconhece a outra e o Japão não reconhece a Coreia do Norte, porém nenhum outro país desreconhece qualquer um dos dois. 32 países não reconhecem o Israel, sendo Coreia do Norte, Cuba e 30 países da liga árabe. Podemos ver então como é impossível dizer quantos países existem no mundo, porque cada fonte tem sua própria definição.

Um país todo numa foto. Fonte da imagem :incrivel 

Sealand é o menor país do mundo. Possui apenas 0,25 km², o que é menor que o Vaticano. Foi uma base naval inglesa, que por estar após o limite internacional de soberania, pôde ser considerado um país por Roy Bates. Seu PIB tem como base a internet, permitindo pornografia, contas impossíveis de serem rastreadas, jogos de azar online e outros afins serem armazenados em seu banco de dados, já que leis internacionais não tem valor lá.  Também vende títulos de nobreza, possui hino, time de futebol e moeda própria. Mas não é reconhecido por nenhum outro país.

Comentários

Enviar um comentário

O blog mudou para https://amigodoaladim.wordpress.com

Getúlio Vargas: Ele foi bom ou ruim para o Brasil? Como conseguiu se reeleger após ser um ditador duas vezes?

Por que os filmes de super-herói fazem tanto sucesso?

HQ e mangás. Qual a diferença?