Por que comemos pipoca nos cinemas?

Se o cinema é a sétima arte, quais são as outras seis?

Música, dança, pintura,escultura, arquitetura e poesia. Sendo que a música, pintura e poesia são consideradas as artes puras. Fotografia é a oitava, histórias em quadrinhos (HQ) a nona e jogos de videogames a décima. Interessante a oitava arte ser mais antiga que a sétima.

Por que as pessoas comem pipoca nos cinemas?

Porque é gostoso, e dá muito lucro. Já era hábito americano a venda de pipocas em parques, praças e feiras. Numa época em que os cinemas não eram em shoppings, mas em prédios próprios e muito grandes, a aglomeração chamou a atenção dos ambulantes. Vendo a chance de lucro os próprios donos de cinema começaram a vender pipocas e outros lanches. Nos Estados Unidos 45% dos lucros do cinema vem da pipoca, sem contar bebidas e chocolates. Em Portugal é um hábito ter em todos os filmes um intervalo de cinco minutos, onde as pessoas vão ao banheiro e os vendedores do cinema entram lá com lanches a venda. Me pergunto por que não fizeram isso no Brasil ainda.

Por dentro do Cine Olympia, o mais antigo do Brasil em funcionamento, em Belém
Fonte da imagem: http://janelaurbana.com.br/portal/cine-olympia/
O Netflix pode matar o cinema?

Não. O cinema não matou o teatro. A internet, televisão e discos não mataram a música ao vivo. Os músicos tem como fonte de renda hoje muito mais os shows que fazem do que qualquer outra coisa. A era de ouro do cinema acabou com a invenção da televisão. Se nas décadas de 30 a 50 mais da metade dos americanos ia para o cinema todas as semanas, hoje o público adolescente é maior do que todos os outros juntos. Como mostra disso, Mickey, Tom e Jerry e Popeye foram feitos como séries no cinema, toda semana as pessoas iam para ver a sequência. Alguns desses sequer eram o filme principal, mas a introdução dum filme mais esperado. O cinema sempre terá seu público. Porém isso leva a outra questão.

Os filmes parecem mais seguir mais uma fórmula?

Seguem sim. Os filmes da Pixar tem em comum a jornada de volta pra casa ou para a situação do passado. Acontece em Toy Story nos três filmes, Vida de inseto, Monstros S/A, Procurando Nemo e Procurando Dory. Os filmes da Marvel tem múltiplas referências aos outros filmes, um herói descobrindo seus poderes e como sua atitude deve mudar no primeiro filme, um vilão desejando mais dinheiro e poder simplesmente por querer ele. A ação é cortada por várias cenas do chamado alívio cômico, que é como se durante uma disputa de penâltis na final da Copa do Mundo fossemos interrompidos para ver um vídeo de um gatinho. Fórmulas são repetidas pelo medo de se arriscar, já que esses grandes filmes são os responsáveis por fazerem os estúdios sobreviverem, um outro motivo para vermos tantas sequências de filmes. Apenas um em cada vinte filmes dá lucro, então alguém tem que pagar por todos os outros.

Por que Hollywood é a capital americana dos filmes?

Pirataria. As primeiras câmeras tinham patente nos Estados Unidos de Thomas Edison. Morando do outro lado do país seria mais fácil fazer seus filmes sem pagar nada para ele. Também havia a questão dos locais para filmagem. Próximo a Hollywood há florestas, deserto, praias, montanhas, campos e neve, diminuindo o tempo e custo de produção. Um terceiro motivo é a falta de chuvas na Califórnia. Imprevistos no tempo são raros lá.

Comentários

O blog mudou para https://amigodoaladim.wordpress.com

Por que os filmes de super-herói fazem tanto sucesso?

Getúlio Vargas: Ele foi bom ou ruim para o Brasil? Como conseguiu se reeleger após ser um ditador duas vezes?

Samba ou pagode? Xote ou forró? Rock 'n roll ou só rock? Aumenta o som e curta.