Barras de ouro valem mais do que dinheiro? Sílvio Santos estava certo?


O dinheiro tem seu uso há relativamente pouco  tempo. Antes dele o que se havia eram trocas e a invenção das notas e moedas resolveu o problema de não termos que carregar nada para ser trocado o tempo todo. O ideal seria algo que todos queiram, que não pode ser facilmente falsificado e que seja fácil de transportar.

O uso de ouro confere muitas vantagens em relação à quase todos os outros tipos de dinheiro já tentados, como sementes de cacau, dentes de cachorro, conchas e tecidos. O ouro não estraga, ao contrário desses materiais, não pode ser falsificado, ao contrário de dentes de cachorro e sementes de cacau, e todos os locais do mundo aceitam, ao contrário de conchas. Os astecas usavam tecidos e sementes de cacau como dinheiro, e o ouro como enfeite, o que mostra que até o uso do dinheiro precisou ser ensinado.

Outro elemento químico poderia ser usado no lugar do ouro? Bem, o ouro não é um gás, não é tóxico, não corroí nem oxida e não pega fogo. É mais raro que a prata, porém menos que ósmio, então o peso a ser carregado é relativamente leve, porém não o suficiente para não ser divisível. E é facilmente manejado. Nenhum outro elemento possui  todas essas qualidades. Quase todas as sociedades do Velho Mundo davam muito valor ao ouro, exceto os egípcios que valorizam mais a prata. Apesar disso, utilizaram muito, como na máscara do faraó Tutancâmon, que tem a máscara com mais de dois mil anos ainda em ótimo estado. Até a Bíblia contém muitas citações ao ouro como sendo muito valioso.

O ouro nunca perde o valor. Em tempos de crise ele se valoriza muito, como a crise imobiliária de 2008 nos EUA mostrou. Nessa ocasião o ouro quase dobrou de valor. Quando houve a hiperinflação alemã e a iugoslava, muitos só aceitavam o ouro, nada de dinheiro. E, se houver uma nova guerra mundial, com bombas nucleares a torto e a direito, ainda assim o ouro terá seu valor.

O ouro tem muitas aplicações além de seu valor financeiro. É usado em conexões elétricas, especialmente de som, por ser o melhor material para isso. Possui também uso na medicina, onde ele reveste as partes do corpo que não devem sofrer aquecimento no tratamento de câncer. Uma fina partícula de ouro no vidro pode fazer com que a janela não esquente, mas receba a luz solar. Esse uso está sendo bem estudado, já que apenas um grama de ouro consegue cobrir uma área de 1,40 metros quadrados com a espessura o suficiente para se conseguir este efeito. Tanto é possível que visores de capacetes de astronautas recebam um revestimento de ouro de 0.00005 milímetros ou 1/2000 milímetro. Esse valor já impede que o calor proveniente do sol os queime. Um grama de ouro consegue formar um fio de três quilômetros sem se romper, e por conta disso também é utilizado em equipamentos médicos.

Silvio Santos estava certo? Sim, barras de ouro são imunes a crises financeiras e a inflação. E tem muitas aplicações. Talvez um dia o dinheiro perca o valor, como no Zimbábue onde 35 quatrilhões valiam um quilo de açúcar , ou  um dólar americano. Um ano antes apenas 200 mil eram necessários. A inflação chegou a ser 230.000.000% em apenas um mês.  O ouro não teria perdido valor de compra, já que seu preço acompanharia a inflação. Se houver uma outra hiperinflação no Brasil, como a dos anos 80, invista em ouro


Comentários

Enviar um comentário

O blog mudou para https://amigodoaladim.wordpress.com

Por que os filmes de super-herói fazem tanto sucesso?

Getúlio Vargas: Ele foi bom ou ruim para o Brasil? Como conseguiu se reeleger após ser um ditador duas vezes?

Samba ou pagode? Xote ou forró? Rock 'n roll ou só rock? Aumenta o som e curta.